Seguidores

sábado, 21 de maio de 2011

Chegando em casa...

O filhote irá sofrer um grande estresse pela separação da mãe e mudança de ambiente. Odores e ruídos diferentes daqueles que ele está acostumado são fatores estressantes. Se for possível, leve o gatinho para casa junto com algum objeto com o qual ele está familiarizado, por exemplo, um pedaço de tecido onde ele costumava ficar com a mãe e irmãos. Escolha o local definitivo onde o gatinho irá ficar, e ali coloque uma caminha, recipientes para água e comida e alguns brinquedos.



Existem produtos vendidos para gatos recheados com a erva Catnip que causa uma sensação de bem-estar nos felinos. Seja paciente, aos poucos ele aprende as regras da casa. Dê atenção e carinho para diminuir o estresse. Mas sem exageros.

Nas primeiras noites ele poderá miar um pouco. Deixar o animal dormir no quarto com você é uma questão de opção. Mas existe o risco de tornar o animal dependente de companhia sempre, o que não é bom para ele. Permitir que o gato durma na cama do dono é um erro. Há muitas pessoas que não se incomodam, mas é necessário avaliar os riscos de contaminação que você correrá, principalmete se o bichano frequenta as ruas.

Já no primeiro dia você deve colocar caixa plástica (bandeja) com areia sanitária, que podem ser adquiridos em pet shops e supermercados, em um lugar de fácil acesso para o gatinho. Instintivamente, o animal deverá fazer suas necessidades na areia (granulado). Você deve retirar os dejetos com uma pazinha e deixar apenas a areia limpa.

Uma outra opção é colocar uma folha de jornal dentro da bandeja e um punhado de areia sanitária. Assim que o gatinho fizer suas necessidades, você enrola o jornal e joga tudo fora. Esse é um método mais higiênico. Lembre-se: gatos não fazem cocô e xixi em caixas de areia sujas. Mantenha-as sempre limpas ou coloque mais de uma no local.

Procure não mudar a alimentação do filhote nos primeiros dias. Leve-o ao veterinário para um exame geral e orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário