Seguidores

terça-feira, 3 de maio de 2011

Gato Preto



Alguns gatos negros que estão em ruas brasileiras tem pedigree e são dificilmente encontrados em outras partes do mundo. Por exemplo: Gatos negros de pelos não-longos que são totalmente pretos ou com uma leve pleugem branca em baixo do pescoço e/ou na barriga são da raça Bombaim.

Os Gatos da raça Bombay (ou Bombaim) podem ou não apresentar falta de pêlos na região abaixo de sua orelha. Sua cabeça é redonda, sem a presença de angulações agudas, o focinho é largo e curto com um ligeiro stop. Suas orelhas são de tamanho médio, largas na base, ligeiramente inclinadas para frente e com pontas arredondadas. Os pés são relativamente curtos com as garras pequenas e redondas. Ele se movimenta como os grandes felinos. São parecidos com a mistura genética de uma Pantera Negra com um Gato de pelo curto americano.

Na Pérsia antiga havia a crença de que quando se maltratava um gato preto, corria-se o risco de estar maltratando um espírito amigo, criado especialmente para fazer companhia ao homem durante sua passagem na Terra. Desse modo, ao prejudicar um gato preto, o homem estaria atingindo a si mesmo.
Gatos pretos são associados aos mais diversos tipos de sortilégios. Na imagem, a raça mais comum de gatos pretos.

Mas foi na Idade Média que surgiu a superstição de que os gatos de cor preta davam azar. Acreditava-se que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham relações com seres do mau e, se o gato era da cor negra, era considerado diabólico, uma vez que essa cor era associada às trevas e à magia negra. Assim, na cultura medieval, os gatos pretos tornaram-se intrínsecos à mítica figura das feiticeiras.

No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição. Assim, esses gatos foram injustamente acusados de estarem associados a maus espíritos e foram, por isso, queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria. A perseguição à esses animais atingiu seu auge no século XVI, na Inglaterra, quando misteriosamente registrou-se um súbito aumento da população felina nas ruas das cidades, fato que foi atribuido à ação de feiticeiras. Até hoje ainda existe a idéia de que toda bruxa possui um gato preto de estimação, sendo esse animal associado aos mais diversos tipos de sortilégios. É muito comum ouvir histórias de sorte e azar associadas aos animais dessa cor.

Os gatos pretos foram muito referenciados na cultura popular, sendo frequentemente citado em textos e filmes de suspense e terror. Um conto muito popular tratando desse animal é O Gato Preto de Edgar Allan Poe,onde ele responsabiliza o animal por uma série de acontecimentos sobrenaturais presentes na narração.

8 comentários:

  1. eu tenho um gato preto com todas essas caracteriticas achei quando ainda era filhote bem pequeno tive q alimenta ele com um frasco de remedio servindo como si fosse umha mamadeira as crianças estavaõ fazendo dele um alvo tive q leva a o veterinario varias vezes para conserta a coluna dele mas como ele era muito pequeno ainda ficou quase perfeito ele e o negro mas bonito do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Gatos pretos são lindos, eu tive um. Foi o gato mais carinhoso e amigo que já tive.
    Ele era muito amigo da minha mãe, tanto que ela precisou viajar, ficando 3 meses fora de casa, o coitadinho morreu de tristeza, pois nenhum veterinario descobriu o q ele tinha.
    Os outros gatos que tenho nao sao tao carinhosos como ele.
    Sorte de quem tem um gatinho preto!

    ResponderExcluir
  3. O pedigree é algo terrivel, pois é um título, por causa dele, as pessoas testam e induzem a cruzamentos que produzem certas caracteristicas físicas. O gato negro que esta nas ruas não é de Bombay, ele pode ate ter as caracteristicas, mas a rotulação depende de um título, que infelizmente ainda existe, eu considero isso ruim para os animais, pois gera o comércio de bichos e a preferências de alguns tipos em detrimento de outros (igualmente lindos).

    ResponderExcluir
  4. tenho um gato bombay e ele me trais sorte mentira essa lenda

    ResponderExcluir
  5. O meu gato preferido é o preto e ele deve ser bem carinhoso...Eu queria muito ter um!!

    ResponderExcluir
  6. Tenho um lindo gato negro...e ele tem 3 lindas filhas gatas negras...ele eh docil ...elas sao ariscas mas lindasss!! tenho 20 gatos e comecei achando uma caixa q tinha 2 gatinhas abandonadas. q estao comigo ate hoje...alias 1 so..ja q a outra sumiu...

    ResponderExcluir
  7. Adotei um gatinho preto de 3 meses...Ele é lindo, dócil e super carinhoso !! Vou adotar outro!!

    ResponderExcluir