Seguidores

domingo, 26 de junho de 2011

agora os gatos são vítimas de alergia causada pelos humanos e o seu estilo de vida.



Foi em 2005 que a notícia foi divulgada por investigadores do Hospital para pequenos animais da Universidade de Edimburgo, na Escócia. A notícia correu mundo, mas pouco se têm publicado sobre o assunto a partir daí. Apesar de não ser novidade, mesmo assim, poucos humanos sabem que o gato pode ter alergia aos próprios donos.

Da mesma forma que os humanos têm alergia à pele morta e à saliva dos gatos, também os gatos podem ter alergia à pele morta e à saliva dos humanos. O estilo de vida de muitos donos também pode desencadear crises asmáticas nos gatos. O fumo do cigarro e o pó que se encontra em casa podem causar inflamações nos pulmões e agravar a asma nos felinos de estimação. Tosse, “chiadeira” e falta de ar são alguns dos sintomas característicos da asma nos gatos.

A asma nos gatos já é conhecida a quase um século. Pensa-se que 1 em cada 200 gatos sofre de asma, mas segundo o investigador e veterinário no hospital, responsável pela notícia, os números têm vindo a aumentar. Nicki Reed defende que o isolamento dos gatos no interior das casas tem contribuído para esse aumento. Entre os gatos mais afectados pela asma estão as raças Orientais, tais como o Siamês.

Contudo, não é só o estilo de vida dos humanos ou a pele morta destes que causam alergias aos gatos. As inflamações via aérea têm também frequentemente como causa o tipo de substrato usado na caixa das necessidades. Uma folha de jornal é menos problemática para gatos asmáticos do que substratos soltos, segundo Reed.

Alguns passos importantes têm contudo sido dados no estudo da asma felina, sobretudo no que diz respeito à aplicação nos animais de descobertas feitas na asma humana.

Se o seu gato mostra sintomas de alergia, leve-o ao veterinário. Gatos com alergia a humanos ou ao estilo de vida destes podem, com um correcto tratamento, partilhar a casa com os donos e manter a qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário