Seguidores

sábado, 4 de junho de 2011

Escovar os Dentes de Cães e Gatos é Importante?


É fundamental entendermos que a higiene bucal dos animais é tão importante para a saúde deles quanto é para nós.
Sem higiene bucal ocorre a formação de placa bacteriana (conjunto de bactérias) na superfície dos dentes, tornando esta superfície mais rugosa e propensa ao acúmulo de cálculo dentário (tártaro). Estas bactérias, além de causarem um odor desagradável (halitose) podem causar a gengivite e a periodontite, caracterizando a doença periodontal.

kit dental completo
kit pasta dentária com escova


A forma mais eficiente de evitar estes problemas é através da escovação dos dentes do animal e da profilaxia dentária realizada pelo médico veterinário, realizada periodicamente como ocorre conosco no dentista.
Escovar os dentes do seu animal de estimação é um ato de carinho e demonstra preocupação com a saúde geral dele. O início deste procedimento deve ser gradativo e com paciência, conforme descrito abaixo:




Como acostumar seu cão a escovar os dentes em 1 mês:
Semana 1
Procure um local calmo, na sombra e sem maiores distrações para seu cão. Sente-se com seu cão e enquanto fala com ele e faz carinho, passe seu dedo indicador por sua gengiva. Filhotes tendem a estranhar, mas logo se acostumam. Lembre-se que a base de um bom treinamento ou condicionamento está principalmente na persistência. Comece com seções breves de 2 minutos 4x/dia por 3 dias e depois aumente o tempo para 5 minutos e continue a agradá-lo com muito carinho e petiscos. Demonstre sempre seu carinho a ele.

Semana 2
Enrole uma gaze no seu dedo e repita o processo para que ele se acostume com a textura diferente. Seções de 5 minutos 2x/dia.

Semana 3
Compre um anti-séptico oral que contenha Clorexidine na formulação. Procure com o médico veterinário o anti-séptico mais indicado. Embeba a gaze neste líquido e passe nos dentes do cão logo antes de levá-lo para passear.

Este procedimento deve se tornar uma rotina e gradativamente melhorar a qualidade da higiene: Rotina : carinho -> escovação -> carinho -> passeio na rua.

Repita isso 2x/dia por uma semana.

Semana 4
Substitua seu dedo e a gaze por uma escova longa de cerdas macias e o anti-séptico pela pasta de dentes CANINA/FELINA (nunca use pastas de dente para humanos pois está é nociva ao estômago dos cães e gatos).

Repita a rotina de carinho escovação carinho passeio na rua, diariamente por uma semana e aos poucos diminua para 3x/semana e forneça biscoitos caninos (máximo de dois) após as refeições do seu animal.

Observações: Algumas vezes os cães não se acostumam com as escovas, outras os donos não se acostumam em usá-las e preferem manter a "escovação" com a gaze enrolada no dedo. Sem problemas. Só é aconselhado que se alterne o uso do Periogard com a pasta canina, pois este antisséptico oral usado à longo prazo pode amarelar os dentes do animal (reversível com a suspensão do uso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário