Aprenda a prestar primeiros socorros a cães e gatos antes de levá-los ao veterinário
Fraturas
Não tente colocar os ossos do bicho no lugar
1. Não deixe o animal lamber o próprio ferimento e cuidado para não ser mordida.
Para cães: se ele demonstrar agressividade, imobilize-o. Segure-o pelo pescoço e enrole o focinho com uma corda ou barbante. Amarre atrás da cabeça de modo que ele não consiga tirar. Se quiser, use uma focinheira.
Para gatos: envolva-o com um cobertor ou uma toalha grossa para se proteger de arranhões e mordidas.
2. No caso de fratura exposta, estanque o sangue pressionando um pano limpo no machucado. Mantenha o membro esticado com sua mão por baixo. Isso alivia a dor.
3. Cubra a parte quebrada com uma toalha e fixe-a com fita crepe, mantendo a área reta e imóvel. Não aperte a atadura. Assim, evitará que a patinha ou os dedos percam os movimentos definitivamente.
4. Hora de levá-lo ao veterinário: para transportar, coloque-o sobre uma tábua, evitando mexer demais nele. Não toque no machucado ou o bicho se estressará.
Envenenamento
Evite dar leite ao seu bicho, pois pode piorar a situação
1. Identifique a causa da intoxicação. Procure vestígios na boca ou onde ele dorme e leve-o ao veterinário. Contaminação por produtos químicos ou plantas? Carregue a prova junto.
2. Se estiver longe do hospital, dê a ele carvão ativado (encontrado em petshops) diluído em água para impedir a absorção das toxinas - isso só funciona quando feito logo após o incidente. Outra opção: com uma luva cirúrgica, lave a boca do animal com água. Não provoque o vômito, pois produtos ácidos agravam o problema.
Engasgo
Entre em ação se ele não se livrar sozinho do problema
1. Faça uma concha com a mão e bata devagar nas costas dele.
2. Levante as patas dianteiras e abra-as como se fosse abraçá-lo.
3. Evite pôr o dedo na garganta e empurrar o objeto para dentro.
4. Mesmo se conseguir que ele lance fora, leve o bicho ao veterinário.
Convulsões
Não perca tempo: corra logo ao especialista
1. Aproxime-se por trás e coloque uma almofada sob a cabeça dele. Assim, evitará choques que possam causar traumatismos.
2. Leve-o ao veterinário e, no caminho, pressione o corpo do bicho contra o seu, prevenindo ferimentos. Não puxe a língua dele para fora da boca. Isso não vai ajudar.
Queimaduras
O cuidado depende apenas da gravidade do ferimento
Basta lavar a lesão com soro fisiológico e, logo em seguida, levar seu pet ao especialista. Ele avaliará o grau da queimadura e indicará os medicamentos certos.
Kit de emergência
Faça uma maleta para, em caso de acidente, cuidar prontamente de seu cachorro ou gato. Lembre-se: deixe o telefone de um hospital veterinário 24 h sempre à vista.
· Atadura e gaze para ferimentos, fraturas ou irritações.
· Pomada para inflamações.
· Medicamento contra vômitos.
· Dipirona sódica em gotas para aliviar dores e febre.
· Rifocina para machucados mais leves.
· Remédio antialérgico.
· Carvão ativado para envenenamento - encontrado em petshops.
Nenhum comentário:
Postar um comentário