Seguidores

sábado, 6 de agosto de 2011

Como dar banho no cachorro


Assim quando você lava seu cabelo, o cão quando toma um bom banho fica com a pelagem muito mais bonita e brilhosa, e principalmente, cheirosa. Desta forma, se você pretende dar banho em seu animal em sua casa, saiba que o banho não é igual ao do ser humano, isto é, é preciso de alguns cuidados e produtos específicos para os animais, isto é, shampoo para cachorros, condicionador para cachorros, pentes para cachorros, pois caso contrário você poderá provocar uma reação alérgica, uma irritação. Pense da seguinte forma, se você tomasse banho com produtos voltados para o animal, como será que sua pele e seu cabelo regeriam? Enfim, você sabe quais são os matérias necessários para um banho semelhante a de um PetShop? Para o banho de seu cão, será necessário de uma toalha, shampoo e condicionador específico para o tipo de pelagem, algodão, pente de metal, escova de arame e cortador de unha para animais, e para finalizar o procedimento, um perfume também para animais.

Primeiramente, antes de começar o banho é preciso que você proteja os ouvidos do animal, assim coloque chumaços de algodão nas orelhas para que a água não entre e provoque otite. Caso o animal tenha uma pelagem muito longa, procure escová-lo muito bem e certifique-se de que não há nós na pelagem e procure os possíveis nós com o desembolsador, um pente especial ou com tesoura, mas cuidado. Além disso, se as unhas do animal estiverem muito grande, procure cortá-las antes do banho ou então, no fim, mas apenas faça isso se souber, caso contrário você poderá machucar o animal provocando grandes sangramentos.

Agora sim, começando o banho aplique água morna na pelagem do animal, molhando-o da cabeça até a cauda, e após molhá-lo, lave-o primeiramente com sabão neutro ou sabão de coco em barra para que o excesso e o ‘grosso’ da sujeira seja removido nesta primeira lavagem. Você pode utilizar uma escova plástica para fazer com que o sabão chegue até a pele do animal, e enxágue-o quantas vezes for necessário, isto é, se preciso lave-o mais uma ou duas vezes com sabão, até que a água saia limpa. É válido lembrar que se o animal é fujão e não gosta de um banho, é indicado amarrá-lo para que ele não saia correndo por toda a casa molhado e cheio de sabão.

Após o sabão, aplique o shampoo e enquanto ele está de ‘molho’, escove os dentes do animal, mas para isso feche o chuveiro, mas caso seu animal seja um dos que não toleram a escovação, desista antes que um dos dois saiam machucados. Enxágue com água em abundância o animal para remover todos os resíduos, e deixe que ele chacoalhe quantas vezes desejar, pois isso facilita a remoção dos resíduos e também a secagem. Repita o processo com o condicionador. Depois de bem enxaguado novamente, seque-o bem com a toalha, já que você provavelmente não dispõe de um soprador em casa, não? Desta forma, você economizará energia elétrica e, tempo e trabalho com o secador. Cuidado com o secador, pois você poderá queimar a pele do animal, assim utilize-o longe da pele para evitar queimaduras. Enquanto você direciona o secador no animal, penteie os pelos em todas as direções, e não se esqueça de secar em as patas e entre os dedos. Depois de seco, basta aplicar o perfume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário