Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O seu gato não te deixa dormir?



O seres humanos são dorminhocos moderados. Dormem uma média de 7 horas e meia por noite. Algumas abordagens evolucionistas defendem que o número total de horas de sono de que cada espécie está directamente relacionada com o tempo de que necessitava para caçar, matar e comer as suas presas. Daí que, em tempos remotos, o ser humano devia precisar de cerca de 17 horas para caçar e trazer o "jantar para casa".

Se viver até aos 75 anos, vai passar 25 anos da sua vida a dormir. Quando as pessoas não conseguem adormecer diz-se que sofrem de insónia. A insónia pode consistir em dificuldade em adormecer ou em acordar com frequência durante a noite.

Uma das coisas que mais afecta o nosso ciclo de sono são os ritmos circadianos, os ciclos de mudanças psicológicas e físicas que os seres humanos, e uma grande parte da natureza, sofrem ao longo de 24 horas do dia. O mais notável ciclo dentro das 24 horas é o ciclo do sono. Quando não conseguimos dormir bem durante algum tempo, passamos a sofrer do síndroma conhecido como "privação do sono" - uma coisa que muitas pessoas que têm gatos conhecem bem. Se formos privados do sono com frequência, começamos a experimentar sintomas tais como fadiga, falhas de memória, má coordenação muscular e mesmo alucinações.

Um cenário vivido por muitas pessoas que têm gatos é a propensão que estes têm para saltar ou miar durante a noite, acordando os seus donos. Parte do problema é que os gatos e as pessoas estão em ciclos opostos do ritmo circadiano. Este problema leva a que o dono venha eventualmente a sofrer de insónia, ou seja, passa a acordar com frequência durante a noite.

Muitos dos nossos "Miaus/Ninja" dormem durante todo o dia e levantam-se à noite para pular, saltar, miar e explorar a casa toda quando a família dorme. Se este hábito resulta muito bem com os gatos bravos, com um gato doméstico o caso muda de figura. Os donos quase enlouquecem de sono.

Para além disso, como os gatos, bravos ou domésticos, são caçadores mais eficientes que os seres humanos, dormem muito mais, necessitando apenas de curtos períodos durante a noite para um "snack" ligeiro, por exemplo, um ratito extraviado. Esta é uma outra diferença da espécie que pode ser muito divertida para o gato, mas à qual os seres humanos não acham graça nenhuma, até porque os faz perder horas de sono incontáveis.

Se o seu gato tem o péssimo hábito de o acordar durante a noite, aqui vão algumas sugestões para corrigir a situação:

- Deve começar por "reeducar" os ritmos circadianos do seu bichano, para que ele, não durma de dia e brinque à noite.

- Peça a um amigo ou arranje alguém que fique com o gato e brinque com ele ("aeróbica" para gatos). Qualquer pai de uma criança pequena sabe quanto é importante espaçar adequadamente as sonecas do bébé.

- Se o seu gato tem o hábito de miar quando você está a tentar adormecer brinque com ele e canse-o antes de ir para a cama. Imediatamente antes da hora de deitar brinque com ele durante cerca de 30 minutos e dê-lhe alguns brinquedos próprios para gato. Assim, ele manter-se-á ocupado até chegar a hora de ir para a cama.

Por vezes esta sessão de ginástica, que é um exercício de condicionamento, antes de dormir, tem de ser complementada com dormidas confinadas à lavandaria ou casa de banho durante duas a oito semanas. A clausura destina-se a "extinguir" no seu gato o impulso de ir para o seu quarto exercitar as suas capacidades atléticas. Se seguir este conselho, assegure-se de que lhe deixa água e a areia higiénica em lados opostos da sala. Atire para o chão uma toalha ou um bocado de tecido que tenha o seu cheiro. Isto vai redireccionar o seu gato para objectos adequados às suas brincadeiras e, lentamente, alterar o seu ciclo de actividade dia/noite, para além de reduzir a sua ansiedade.

Obviamente que cada caso é um caso e o comportamento varia de animal para animal.
No entanto, se implementar estas medidas consistentemente durante quatro a doze semanas, verá que o seu gato vai deixar de explorar a casa ou falar consigo durante a noite e que o seu padrão de sono vai voltar ao normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário