Seguidores

sábado, 13 de agosto de 2011

Papilomatose




Papilomatose
(Verrucose ou Figueira)


O que é essa doença?

Os Papilomas (verrugas) são formações que surgem na camada superficial da pele. São considerados tumores benignos de aspecto duro, de coloração variando do branco cinza ao negro. Têm a consistência dura, de superfície áspera e friável (rompe-se facilmente) e, consequentemente, fáceis de sangrar.

Quanto ao tamanho, variam desde os pequenos nódulos circunscritos, medindo menos que meio centímetro de diâmetro, até as grandes massas. As formas múltiplas de Papilomas, geralmente observadas na cavidade bucal, possuem distribuição em placas ou massas lembrando a forma de couve-flor.


*Verrugas na parte interna e externa da boca de um cão

Quanto ao tamanho, variam desde os pequenos nódulos circuncritos, medindo menos que meio centímetro de diâmetro, até as grandes massas. As formas múltiplas de Papilomas, geralmente observadas na cavidade bucal, possuem distribuição em placas ou massas lembrando a forma de couve-flor.

Incidência da doença
A doença acomete várias espécies de mamíferos. É descrita tanto nos machos como nas fêmeas e não tem predileção de raça. É comum nos bovinos, equinos e canídeos, mas raramente observada nos felinos, aves e répteis.

Localização das verrugas
Estão sempre expostas à superfície da pele ou mucosa. Observamos na boca, língua, palato ("céu da boca"), faringe, epiglote, gengivas, região labial, pálpebra e até na córnea. Nas vacas e novilhos, a zona preferida são as partes mais finas da pele como a face, região abdominal, o canto dos órgãos genitais, úbere e tetas.


Qual a causa da doença?
A Papilomatose de origem contagiosa é transmitida por um vírus do tipo DNA denominado de PAPOVAVIRUS.
A Papilomatose do tipo verruga cutânea, comum em animais idosos, não tem perigo de contágio. Tem como causa uma provável mutação celular (fenômeno de alteração celular).

Tipos de papilomas e sintomas
A forma de Papilomatose Contagiosa Múltipla geralmente localizada na cavidade bucal, proliferam-se na mucosa e invadem as regiões mais profundas como o palato, faringe e epiglote.

|
*Papilomatose contagiosa:
verrugas invadem a boca, palato ("céu da boca") e faringe

Aproximadamente quatro semanas após o contágio, o animal manifesta os primeiros sintomas da doença. Geralmente ele apresenta salivação constante com sangramento de odor fétido. Demonstra dificuldade e dor ao ingerir o alimento impossibilitando uma nutrição adequada, pois praticamente não conseguem alimentar-se. Nos casos mais graves, os animais tornam-se anêmicos e enfraquecidos sendo assim vulneráveis a outras afecções.

A forma do tipo Verruga Cutânea, aparecem no homem e no cão. Tanto na aparência quanto no exame microscópico são semelhantes. Localizam-se na região da cabeça, pescoço e membros. Esta forma não é considerada contagiosa e atinge os mais idosos. As formas solitárias localizadas na pele não incomodam, mas se estiverem na pálpebra poderão causar uma lesão na córnea e, como consequência, levar ao comprometimento da visão.

Tratamento da Papilomatose
Nas formas de verrugas não contagiosas, a remoção cirúrgica é a melhor opção por ser a cura definitiva. Podemos utilizar a Eletro cirurgia (uso do bisturi elétrico) ou a Criocirurgia (KRIO-GUN, dispositivo que utiliza substância química que congela a verruga a menos 20C). Para as verrugas solitárias e de pequeno volume podemos aplicar o Ácido Nítrico fumegante ou Tintura de Tuya.

Nas formas de papilomatose contagiosa da cavidade bucal é necessário a anestesia geral e eletro cirurgia. O uso de antibióticos é muitas vezes necessário para o combate das infecções secundárias. Nas formas contagiosas, mesmo após a realização da cirurgia, há a possibilidade de recidiva. Existe também a possibilidade de cura espontânea da doença podendo levar até vários meses. Os medicamentos utilizados a base de Arsenicais (Licor de Fowler) e Clorobutanol são úteis para os animais expostos ao contágio. Podem ser aplicados no local das lesões e apresentam uma ação bloqueadora do crescimento viral.

Tratamento com vacinas (imunoterapia)
Para os casos rebeldes, de difícil cura ou recidivantes, o tratamento mais recomendado é sem dúvida a Auto Imuno Terapia. Utilizamos a verruga do próprio animal para fabricar a vacina. É feito um triturado de algumas verrugas, adicionadas substâncias para neutralizar o poder de contágio do vírus, sem alterar a capacidade de produção de anticorpos. O animal recebe doses crescentes da vacina em intervalos regulares. Assim, observamos em curto espaço de tempo a cura definitiva da doença. Na minha prática clínica tenho utilizado a associação do Clorobutanol e Imunoterapia, obtendo assim excelentes resultados

2 comentários:

  1. Estava preocupado deu na boca do meu cachorro , mais fiquei mais aliviado quando li a materia aqui . queria saber se poynt ajuda em alguma coisa? meu cachorro esta com uma igualzinho o da primeira foto , na gengiva do sorriso frontal . obrigada

    ResponderExcluir
  2. Minha cachorra deu o que devo fazer

    ResponderExcluir