Seguidores

domingo, 31 de julho de 2011

Vamos falar um pouco sobre os gato


A Linguagem "Cachorrês"

Gostaria de ter um gato? Muito bem! É um animal muito atraente, mas antes de adquirir um, certifique-se que não se trata de simples capricho passageiro que o leve a abandoná-lo quando surgir a menor dificuldade, pois o gato tem menos hipóteses de se sair de apuros do que o cão. O seu caráter e hipersensibilidade o tornam mais suscetível à indiferença e crueldade humana.

Quando surgiram?

Os gatos convivem com o homem há pelo menos quatro mil anos Os antigos egípcios, tendo desenvolvido técnicas de cultivo, precisavam de auxíio para controlar os animais daninhos que atacavam seus estoques de grãos e incentivaram a presença dos gatos. A atuação deles foi tão importante que chegaram a ser adorados como divindades e após sua morte, chegaram a ser embalsamados e mumificados. Os japoneses os adoravam e tomaram como tema de inúmeros quadors e esculturas. Os marinheiros os levavam para alto mar para prever tempestades. Já no Ociente, foi excomungado pelos cristãos que viam nele a encarnação do diabo. Nos autos-de-fé da Idade Média, morreram queimados muito mais gatos do que feiticeiras. Depois da serpente, foi o animal mais caluniado na criação, e é ainda perseguido em nossos tempos, massacrado e torturado gratuitamente pelo homem.

Como foram domesticados por sua habilidade de caçar, ninguém pode ficar surpreso de ver o meigo animal matando pássaros e roedores. Atualmente, os gatos são os mais populares animais de estimação.

A adaptalidade:

A popularidade do gato é justificada, pois ele se adapta perfeitamente ao estilo de vida moderno. O gato que vive na região urbana fica mais protegido dentro de casa, mas os das regiões suburbanas ou rurais podem desfrutar a liberdade de perambular. Os gatos podem perfeitamente ficar sozinhos por um bom período, pois mesmo na ausência dos donos, apreciam o território que conquistaram em redor deles e em função deles. A sua estatura acomoda-se perfeitamente a uma casa pequena e não é caro mantê-lo. Exige muito menos cuidados do que o cão; não há necessidade de levá-lo para passear; é solitário por natureza e não possui espírito gregário. Não se agrada de mimos exagerados e não responde a nomes, mas sim a entonações. Os gatos adamptam-se muito bem à presença de outros animais, mesmo com o cão, seu pretenso inimigo hereditário. Basta que carícias, alimento e atenção sejam repartidos com equidade.

Responsabilidades:

Apesar de serem relativamente independentes, assumir a responsabilidade sobre uma criatura viva não pode ser um ato impensado.

Antes de adotar considere sua disponibilidade de tempo, paciência e dinheiro para cuidar bem. Alimentar um gato não custa muito, mas é preciso providenciar os cuidados necessários quando tiver de se ausentar, e ter responsabilidade para tratamento veterinário, tanto preventivo como em caso de doença ou acidentes.

Como distinguir o sexo?

Embora não seja difícil distinguir o sexo em gatinhos, as pessoas costumam se enganar.

As fêmeas têm uma abertura genital horizontal em forma de fenda bem abaixo do ânus, enquanto os machos possuem a abertura arredondada e mais afastada do ânus. À medida que o filhote cresce, os testículos começam a aparecer no espaço situado entre o pênis e o ânus.

Considerações Gerais:

Um gato pode viver 15, 16 anos ou mais, o que para uma família com crianças pequenas significa que o gato vai viver até as crianças se tornarem adultas. É importante ter em mente que, como carros esportivos sofisticados, gatos de raça exigem cuidados especiais e possivelmente custam mais para “se manter bem”.

São animais extremamentes limpos; fazem suas necessidades em caixas com areia (compradas em lojas especializadas), porém devem ser mantidas sempre limpas, caso contrário eles procurarão outro lugar “para banheiro”, pois detestam entrar em caixas onde há dejetos antigos e sujas.

Um filhote pode se divertir por horas com uma bolinha ou carretel vazio, mas tome cuidado para não oferecer “brinquedos” que representem perigo, por exemplo um novelo de lã, pois ele pode mastigar e engolir a lã.

As fêmeas entram no cio por volta do 6º mês de vida e se repetirão a cada tres meses.

Elas têm um período de gestação de aproximadamente 60 dias e durante os 30 dias seguintes estarão em fase de amamentação, o que significa dizer que logo após o desmame dos filhotes ela entram novamente no período de acasalamento.

Os gatos também precisam tomar vacinas contra algumas doenças. Os filhotes devem ser vacinados contra enterite infeciosa, gripe felina e leucemia viral felina, que são doenças potencialmente fatais. Só o veterinário é quem pode orientar na prevenção de doenças. Vermífugos também devem ser ministrados. Há dois tipos de vermes frequentes em gatos: os nematóides, que parecem fios de barbante e a tênia, que é mais achatada. Os vermífugos são fáceis de usar , seguros e muito eficientes, por isso não há motivos para não utilizá-los numa rotina de prevenção.

Os problemas mais comuns em gatos são: Sarna auricular, Leucemia viral felina, Peritonite infecciosa felina, Machucados, Doenças de pele, Toxoplasmose, Ferimentos, Deficiência imunológica viral felina. Nenhuma doença pode ser diagnosticada e tratada senão pelo veterinário.

(Obs: A FAS está atentendo em novo horário: De 2ª a 6ª feira das 9:00 às 20:00 hs e aos sábados das 9:00 às 14:00 hs.)

Fonte: Tudo sobre seu gatinho - Bradley Viner

Comportamento

O ouvido do gato é de uma precisão extrema. A camada externa que o reveste chamada de córtex auditivo, possui dez milhões de neurônios e faz com que o gato consiga distinguir vários tipos de som próximos, simultaneamente. Os gatos também são capazes de reconhecer frequências de ultra-som, que são imperceptíveis tanto para os cães quanto para os humanos.

Os gatos se comunicam através do miado. Acredita-se que hajam 100 tipos diferentes de miados, cada um deles com o seu significado. Exemplo disso, é o miado fraco, que corresponde ao cumprimento do gato a seu dono. O miado curto indica que o gato está com fome ou deseja fazer suas necessidades, enquanto que o miado longo é a maneira de o gato expressar dor.

Gatos Precisam Arranhar

É muito natural e, sobretudo, saudável, o habito que os felinos têm de arranhar para que possam afiar e aparar suas unhas, assim como ocorre quando se lambem com o intuito de higienizar-se.

Os gatos arranham para sua defesa e para que possam apará-las, uma vez que unhas de gatos crescem sem parar. O ato de arranhar funciona, ainda, como uma maneira de aliviar suas irritações.

Sendo este ato natural em todos os felinos, para que se evite problemas basta ensiná-los e educá-los para que arranhem somente alguns objetos específicos capazes de entretê-los, vendidos em lojas para animais.

Da mesma forma que o gato se acostuma com o local certo para fazer xixi e cocô (na bandeja de areia) é importante que o ‘arranhador’ esteja disponível sempre no mesmo locar para que possa ser encontrado com facilidade.

Saúde Animal

Vacinação

As vacinas são a inoculação do vírus que irão estimular e proteger os anticorpos para combater as doenças específicas. Elas criam um tipo de memória no sistema imunológico do animal estimulando a produção dos anticorpos que combatem doenças específicas quando o organismo é atacado.

Logo após a vacinação, o sistema imunológico, ou seja, os anticorpos, continuam se desenvolvendo durante 15 dias. Em gatos adultos, basta uma única dose para que a vacina permaneca ativa por um ano. Já nos filhotes, há a necessidade de 3 doses.

Tanto os filhotes quanto os gatos adultos recebem o mesmo tipo de vacinação, sendo que as únicas diferenças são o prazo e a vacinação contra a Clamídia, que é opcional.

Um comentário: