Seguidores

sábado, 2 de julho de 2011

FREESTYLE - Dança com Cães



Este esporte vai embalar vocês!

Música, ritmo, obediência e o seu cão. Chegou ao Brasil o Canine Freestyle.
O Canine Freestyle, que em português significa “estilo livre canino”, é um esporte onde o dono dança com o seu cão, ao som de uma música e com uma coreografia ensaiada.
Proprietário e cão dançam felizes e em harmonia. É exatamente esta a afirmação que você vai ouvir de quem já teve a oportunidade de assistir a uma demonstração.
Além de divertido para ambos, esta atividade é também é uma excelente maneira de integrar o homem ao cão. Praticando este esporte você terá um cão mais obediente, feliz e controlado.
O Freestyle é um esporte relativamente novo. Ele surgiu no início dos anos 90 quase simultaneamente na Europa, Canadá e Estados Unidos.
Conheci o esporte assistindo algumas apresentações na TV a cabo. Comecei então a me interessar e em Dezembro de 2003, participei de um seminário de Freestyle com a americana Pam Martin aqui no Brasil, promovido pelo site Agility News.
Após o seminário, além de ter me apaixonado completamente pelo esporte, passei também a me dedicar ao treinamento. Doze meses depois eu já me apresentava em feiras, campeonatos, eventos e até na TV com a Bisteca, minha Border Collie.
Vamos conhecer então um pouco mais sobre este esporte que está dando o que falar.

O cão e o proprietário realmente dançam?

Tecnicamente falando, o dono realiza movimentos sincronizados com o cão. São estes movimentos que criam a ilusão de que estão dançando. O cão fica atento o tempo todo as palavras e aos gestos do seu dono para executar os movimentos com precisão.
Para praticar o Freestyle você não precisa saber dançar. Você precisa apenas estar apto a fazer movimentos leves e em sincrônia com o cão. Explorando os movimentos que fazemos naturalmente como acenar, girar, andar para frente e para traz, podemos transformá-los em uma dança. Você não precisa ser um pé de valsa, mas se for, não se esqueça que o cão é a estrela do show. Apesar de ser um trabalho realizado sempre em dupla, homem/cão, o cão é sempre o centro das atenções.

Qualquer cão pode praticar o Freestyle?

O Freestyle é um esporte literalmente para todos.
Qualquer cão e de qualquer idade pode praticar, desde um chihuahua a um dogue alemão. É claro que os mestiços e vira-latas também são bem vindos.
Apesar de ser um esporte que não exige muita força, cães com limitações físicas ou que passaram recentemente por cirurgias devem ter o aval do seu veterinário para praticar.
É um esporte que não exige força do dono, apenas um pouco de coordenação, por se tratar de uma dança com uma coreografia ensaiada.

Por que devo praticar Freestyle?


Dançar com seu cão pode ser tão bom para ele quanto para você. É possível aliviar um dia inteiro de estresse dançando alguns minutos com seu cão. As aulas são divertidas e descontraídas e sorrir é ótimo para nossa saúde.
Além disso, é um esporte que não requer muito esforço físico de ambos.
Ao contrário do que se pensa, o esporte não é apenas uma maneira para se divertir com o cão. O cão que pratica esse esporte passa por um processo de adestramento aprendendo exercícios básicos de obediência. É por isso que praticando o esporte, você terá um cão mais obediente também.
Praticar Freestyle é uma das maneiras mais divertidas para se ter um cão educado e feliz. Seu cão será mais socializado, confiante, equilibrado e saudável fisicamente e mentalmente.

Qual é o estilo musical do seu cão?

Cada cão tem o seu próprio ritmo. Ao contrário do que se pensa, não é o cão quem vai se adaptar ao ritmo do dono mas sim o dono que vai se adaptar ao ritmo do cão. Isso quer dizer que para um cão bem agitado, a melhor escolha é uma música com uma batida rápida e para um cão mais calmo, uma música com uma batida mais lenta.
A dupla precisa estar em sintonia. Não adianta o dono estar dançando rock e o cão uma balada. Você vai perceber qual é o ritmo do seu cão, colocando uma música e prestando atenção em seus movimentos.
Seja lá qual for o estilo, utilize com um volume adequado, pois seu cão tem uma audição muito mais sensível que a sua.

Qual é o perfil de quem pratica o Freestyle?

As pessoas que praticam esse esporte são normalmente proprietários e adestradores de cães que gostam de música e que gostam de dançar. São pessoas bem humoradas que querem interagir melhor com o seu cão e utilizam o esporte como hobby. Outras utilizam o esporte como terapia ocupacional para aliviar o estresse do dia a dia.
A grande maioria dos praticantes e treinadores desse esporte usam métodos modernos de adestramento, como o Adestramento com Clicker. Este método não utiliza força física e é baseado em recompensas. O cão aprende solto, sem guia, sem enforcador, sem broncas e por isso está sempre estimulado a aprender.
Basicamente são donos conscientes, que querem se divertir com seu cão e aprender a se comunicar melhor com ele.

Apresentações e competições de Freestyle

As apresentações são emocionantes. Confesso que me emocionei ao assistir a treinadora americana Pam Martin se apresentando com seus cães, Spy e Pilot. Assim como eu, muitas pessoas também se emocionaram com o entrosamento e a habilidade da dupla.
O critério de julgamento do esporte nas competições basicamente avalia a suavidade nos movimentos, a harmonia da dupla, a criatividade e a originalidade. O grau de dificuldade dos exercícios, a obediência e a atenção do cão também são muito importantes. Além de tudo isso, é também avaliado a diversão da dupla.
A personalidade também conta muito. Os Freestylers (praticantes de Freestyle), procuram sempre criar uma “marca”, ou seja, um truque ou um movimento que caracteriza a sua apresentação.
Cada dupla escolhe a sua própria música e monta a sua coreografia. Uma apresentação é diferente da outra e isso faz com que o público fique sempre atento, pois a qualquer momento um truque bem difícil, interessante e divertido pode ser apresentado.
Nos Estados Unidos as competições são acirradas. Há competições promovidas por clubes e federações durante o ano todo.
Aqui no Brasil, já é possível assistir a demonstrações e a Matches (provas não oficiais). A tendência é que no Brasil o Freestyle caminhe ao lado do Agility, pois grande parte dos Freestylers brasileiros são competidores no Agility.


Nenhum comentário:

Postar um comentário