Seguidores

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Você sabia que o seu Cão ou o seu Gato podem doar sangue?



Doar sangue não é uma atividade exclusiva dos humanos. Cães e gatos também podem ajudar a salvar a vida de seus semelhantes, já que o numero de doadores é baixo.

De acordo com estudo do Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, não é possível atender a cerca de 30% dos casos em que a transfusão de sangue é necessária por falta de doadores.

Os pré-requisitos para ser um doador são: cães devem pesar mais de 25 quilos e gatos, 4 quilos, ter entre 1 e 8 anos, ser dócil, estar vacinado e vermifugado.

animal passará por uma bateria de exames gratuitos antes de ser aceito para preencher uma bolsa de sangue contendo 450 ml (cães) e 10 ml (gatos), geralmente usados em casos de atropelamento, doenças, cirurgias e intoxicações.

“Há cães que até dormem durante a coleta do sangue. Ficam duas pessoas fazendo carinho nele para acalmá-lo e fazê-lo ficar parado por dez minutos”, explica o veterinário Márcio Moreira, que lembra de um detalhe:

“Eles sentem a picada como a gente, mas não tem o problema do psicológico. Eles não vão desmaiar ou passar mal como muitos humanos”.

Contudo, são poucas as opções de bancos de sangue animal. No RJ, há o Hemopet, em Laranjeiras , e o Hemoterapet, em Vila Isabel . Ambos fazem coletas e exames em casa.

Um comentário:

  1. Márcio,
    adorei o seu blog. Estou seguindo e também divulgando no facebook.
    abraços
    Jaque

    ResponderExcluir