Seguidores

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Conheça um pouco da raça xau xau


Quais são as cores?


A AKC aceita somente 5 cores, preto, vermelho, canela, azul e creme. A FCI, cujo sistema é adotado pelo Brasil, é possível registrar com 6 variações de nomes: Preto, Ruivo (vermelho), Fulvo (canela), Azul, Creme ou Branco. Sempre lembrando que "Creme ou Branco". A cor é a mesma, somente o nome pode ser um ou outro. O trabalho genético é feito em cima de 5 cores, mas podem haver muitas diferenças de tonalidades.



O chow creme(branco) é dessa cor por ter alguma anomalia?


O chow creme, na verdade, é o vermelho "descoberto". Fazendo uma analogia seria como se o chow nascesse vermelho e fosse retirada a cor vemelha do pêlo. As orelhas pêssego são uma indicação da relação com a cor vermelha. Não existe a mesma relação com a cor preta. Sempre que houver um gene preto, ele se manifestará no fenótipo.



É uma raça ativa que precisa de muito espaço?


Não, é uma raça muito sossegada. É interessante realizar, no mínimo, um passeio diário para que ele gaste um pouco da energia acumulada. Sempre cuidando o horário para não superaquecê-lo. O ideal são dois passeios curtos.



Precisa ser tosado?


Não há necessidade de tosa, entretanto ela pode ser feita sem nenhum problema e geralmente os cães ficam visivelmente mais confortáveis com a tosa. O pêlo pode demorar até 10 meses para estar 100% recuperado (com tamanho e volume). Não há alteração significativa na textura ou volume. O ideal é tosá-los no início do verão e se for o caso uma segunda tosa pode ser feita no meio do verão.



Quais as doenças principais?


O entrópio e o hot spot são as doenças mais comuns. O entrópio, um inversão da pálpebra, causa desconforto muito grande ao cão, mas hoje pode ser corrigido cirurgicamente. Os primeiro chows trazidos da China já apresentavam o problema. O hot spot é, geralmente, causado pela umidade no pêlo. Há um fator genético envolvido. Mas algumas medicações podem ser administradas e o problema acaba não sendo sério. A displasia coxo-femural é um mal ainda muito pouco controlado, portanto ainda não há dados oficiais da doença no país.



Convive com outras raças? outros animais?


O convívio com outras raças é possível. Há inúmeros casos. Há uma tendência a se adaptarem mais quando a diferença de tamanho é mais significativa. Se forem acostumados desde pequenos eles aceitam sem problemas gatos, coelhos, pássaros, etc. Alguns adultos, se bem educados também podem aceitar sem problemas. Os chows tendem a conviver melhor com animais do sexo oposto. Dificilmente um macho aceita outro macho. Há alguns casos raros, mas não é a regra.



Como fazer uma boa aquisição?


Procurar por criadores que estejam realmente interessados com o bem estar dos cães. Que visivelmente gostem da raça e estejam preocupados em desenvolvê-la dentro do padrão estabelecido e com a dignidade que merecem. Buscar realizar a compra mediante um contrato de compra e venda e, talvez, a maior dica, pesquisar muito e ter calma. A afobação é o pior que pode ocorrer na hora de uma aquisição.



Como é feito os transporte para outros estados?


Filhotes podem ser transportados a partir de 60 dias. É feito por via aérea. A primeira vacina deve ter sido dada. É feito numa caixa de transporte especial. Geralmente os filhotes de chows passam por isso sem maiores problemas ou traumas. O transporte geralmente é rápido e tranqüilo. O ideal é não alimentá-los próximo ao momento do embarque para que não passem mal.



O cão pode ou deve ser alimentado só com ração?


Ração de boa qualidade e nada mais! As rações já possuem a quantidade de proteína necessária à boa saúde dos cães. Excesso de proteína pode comprometer os rins. Rações ruins podem ser completadas com um pouquinho de carne, preferencialmente de frango, a melhor para os cães, mas quem já dá rações super premium e acrescentar mais carne poderá estar causando um excesso de proteína e excesso é sempre escesso. Sem contar que as boas rações de hoje possuem outros componentes que não tem na carne (vitamínas, minerais, etc.).


materia feita pela shou shou brasil

7 comentários:

  1. quero saber de quanto em quanto tempo posso dar banho em um xau xau

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. pode dar 2 vezes por semana Desde que não os deixe expostos ao sol, mais muito cuidado.

    ResponderExcluir
  4. o meu xau xau é dificil de comer o que faço pois dou raçao super premio mas pura é dificil de comer ai tenho que misturar latinha de pedrigree de filhotes o que eu faço

    ResponderExcluir