Seguidores

domingo, 11 de dezembro de 2011

Boxer



Sua cabeça é forte e deve ser proporcional ao corpo, que tem costas curtas e membros poderosos. Pescoço bem delineado, possante e arqueado. Seus olhos são castanhos, de médio a escuros, de pálpebras negras e expressivos. Seu stop é pronunciado, as orelhas têm inserção superior e caem dobradas rente às bochechas, levemente voltadas para frente, quando não amputadas. A boca é poderosa, é um autêntico prognata inferior; o focinho deve ser volumoso e jamais "baboso". Lábios e nariz devem ser negros, sendo permitidas as manchas rosadas. Sua expressão é inteligente e atenta.



Filhote de Boxer, 3 meses de idade, com orelhas naturais. O corte estético das orelhas continua popular, principalmente em países como os Estados Unidos da América e Brasil. O corte da cauda deve ser feito nos primeiros dias de vida do filhote e é simples, devendo ocorrer na terceira ou quarta vértebra caudal. Ainda assim, em seu país de origem, ambas as amputações foram proibidas e no Brasil, já se pode encontrar criadores não-praticantes destas cirurgias estéticas. A tendência é, com a alteração do padrão oficial da raça, que as amputações, não só em Boxers, como em outras raças, sejam uma prática aos poucos abandonada. Um boxer macho adulto pesa, tipicamente, em torno de 32kg, e mede aproximadamente 61-63cm na cernelha. As fêmeas são, em média, 20% menores e mais leves.

Boxers são uma raça energética e brincalhona, e tendem a ser muito apropriados no trato com crianças, recebendo até a alcunha de Cão-Babá. Seu adestramento é recomendado em tenra idade, pois um boxer costuma ter personalidade forte, fazendo com que seu treinamento seja um pouco mais difícil depois que o cão fica adulto. O boxer é uma raça de guarda e companhia.

Boxers são cães pacientes com crianças, inteligentes, afetuosos e muito ligados aos seus donos. São considerados bons cães de guarda, desde que recebam adestramento adequado. São protetores do lar e da família, pois são territoriais ainda que de boa índole. Boxers normalmente são pacíficos mas são valorosos por suas aptidões físicas e sua fidelidade característica.

Embora o Boxer precise de exercícios para manter-se em forma, há inúmeros relatos de boxers que vivem bem em apartamentos. O ideal é que o cão tenha alguma atividade física freqüente, como passeios diários. Boxers são especialmente apropriados para exercícios como o agility e outros esportes caninos, onde se destacam através de inúmeros praticantes pelo mundo que canalizam seu temperamento brincalhão numa atividade educativa e saudável. Estas, são muito benéficas à raça como forma de "gastar" sua energia, adestrá-lo e sociabilizá-lo. Os cães da raça boxer são cães de fácil manutenção, além de afetuosos, confiáveis, inteligentes, atléticos e fiéis.

altura: 53 para 63 cm

peso: 25 para 32 Kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário