Seguidores

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cães que latem demais



Existem certos cães que, sem dúvida, abusam do direito de latir. Latem o tempo todo, ou a noite inteira, atrapalhando nossas vidas, irritando vizinhos, e, por que não confessar, muitas vezes diminuindo o prazer de termos um cão dentro de casa.

Não existe um único motivo que cause este problema. Na verdade são várias as causa, e, em muitos casos, nós mesmos estamos ensinado os nossos cães a latirem sem parar. Da mesma forma, não existe também um único tipo de latido. Como os cães só se comunicam latindo, muitas vezes temos que descobrir porque nosso cão late tanto, para podermos chagar a algum a solução.

Existem muitos cães de guarda que têm este comportamento. Raros são os Pastores Alemães e os Schnauzers, por exemplo, que não latam sempre que alguém entra no território que guardam. Este é o comportamento normal destas raças. Eles latem para dar o alarme. O Schnauzer do jornalista Paulo Henrique Amorim, por exemplo, ficou famoso por evitar que uma quadrilha, que assaltava o seu prédio, entrasse em seu apartamento, pois ele não parava de latir. Esta é a função dele!

Comunicação:
Muitas são as ocasiões, porém, em que nós mesmos ensinamos nossos cães a latir. Não são raros os relatos de cães que latem para pedir comida; para pedir para entrar em casa; para sair da casa; etc. É uma comunicação que se estabelece entre o cão e seu dono, onde eles se entendem muito bem. Esta comunicação em si não é ruim, muito pelo contrário quanto mais clara a comunicação entre o dono e o cão, melhor. O problema começa quando o dono culpa o cão pelo excesso de latidos, quando a verdade é que ele foi treinado, e estimulado a fazer isso. Toda vez em que você atende a um “pedido” que seu cão faz latindo, você reforça esta comunicação.

Latidos para conseguir atenção:

Outra situação comum: a do cão que late para conseguir a atenção de seu dono. Isto é muito mais comum do que se imagina. Este comportamento ocorre tanto em cães muito dominantes, como em cães muito carentes. Não é raro ouvir relatos de cães que começam a latir assim que seu dono atende ao telefone. O que ocorre é simples: tais cães não agüentam que seu donos não lhes dê atenção o tempo inteiro. Quando, porém eles desandam a latir sem parar, o dono para de falar ao telefone para mandar o cão parar de latir, e assim o cão consegue o que quer, que é chamar a atenção de seu dono.

O interessante é que este mesmo recurso regularmente é usado por cães muito carentes, que ficam sozinhos o dia inteiro. Eles começam a latir sem parar até que seu dono aparece na porta e manda-os parar. Não é difícil de entender que este cão aprendeu como ter a atenção de seu dono: é só começar a latir sem parar.

Soluções

Estes casos que descrevo acima estão longe de ser sem solução. A solução é bastante simples: é só “quebrar” a expectativa do cão. Isto significa agüentar seus latidos sem reclamar, e só dar atenção ao cão quando ele parar de latir. Com isso fazemos com que estes cães deixem de associar a nossa chegada aos seus latidos. O grande problema aqui é que raros são os donos que conseguem simplesmente deixar o cão latir. A Maioria não agüenta, e acaba confirmando a expectativa do cão. Com isso, dificilmente quebramos este círculo vicioso.

Vizinhos

Sei que muitas vezes nossos vizinhos não têm tanta paciência como nós, nem mesmo o sono tão pesado quanto o nosso. Não são raros os relatos de pessoas ameaçadas por vizinhos menos compreensivos, e, em muitas ocasiões, o próprio cão chega ser ameaçado, ou de fato machucado. Muitos são os proprietários que têm que resolver a questão de forma mais radical, pois muitas vezes a permanência do cão na casa depende disso. O que existe para resolver este problema?

A solução existe, mas para nós que somos amantes de cães será muito complicado pois em todas as possibilidades de parar este latido são de um modo cruel,com operações das cordas vocais ou um treinamento um pouco pesado que poderá deixar seu cão com traumas!

O que recomendo é que para todos desde filhote se o seu cão late muito quando ele estiver a latir verifique por que e tente tirar esta mania desde pequeno é o meu método!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário