Seguidores

terça-feira, 19 de julho de 2011

Peritonite Infecciosa Felina


O que é?
Um vírus que contamina o abdómen, o fígado, rins, cérebro e sistema nervoso, criando, nessas zonas, abcessos e infecções. A transmissão pode ocorrer de duas formas: através do contacto do gato saudável com as fezes de um felino contaminado (por exemplo, se existem vários gatos a partilhar a mesma liteira) ou através da amamentação, em que a gata infecta as suas crias.

Sintomas?
Perda de apetite, emagrecimento, anemia, diarreia, febre constante, abdómen distendido, gânglios linfáticos aumentados (até dá suores frios só de pensar!).

Cura?
Infelizmente, esta é uma doença fatal para nós, não existindo qualquer cura. Uma vez diagnosticada, podemos não viver muito mais tempo. Aqueles que conseguem fazer frente à PIF, podem viver mais dois anos no máximo, com a ajuda de um tratamento de apoio.

2 comentários:

  1. Olá, menina!
    Meu siamês apareceu com um caroço (aproximadamente do tamanho de um limão) pegando o maxilar e o pescoço. Moro no interior e aqui não temos recursos clínicos para exames, só consultas simples. O veterinário examinou e receitou um antimicrobiano à base de cefalexina.
    Por favor, se tiver sugestões para os cuidados deixe um comentário em meu blog: http://paulaizabela.blogspot.com/.
    Que Deus abençoe você!

    ResponderExcluir
  2. Gostava de saber se a Peritonite infecçiosa felina é contagiante para os cães...obrigado

    ResponderExcluir