Seguidores

domingo, 9 de outubro de 2011

Brincadeiras de Gato


As brincadeiras dos gatos são muito divertidas, tanto para quem brinca com eles, quando para quem fica horas só olhando os gatinhos brincando. Eu acho engraçados aqueles botes e os trejeitos dos felinos quando agitamos um fio qualquer perto deles.

Mas as brincadeiras, além de serem um excelente exercício físico para eles, escondem alguns comportamentos dos gatos bastante interessantes.

As brincadeiras normalmente são simulações das caçadas. Os gatinhos, desde pequeninos, vão aprendendo a aprimorar as estratégias de apanhar presas da forma mais silenciosa e furtiva possível, o que, na natureza, para os grandes felinos é o diferencial entre uma caçada de sucesso ou uma barriga vazia, já que os felinos selvagens têm uma característica mais solitária, então, precisam passar despercebidos ou perdem a presa.

Claro, no caso dos nossos gatos domésticos, as "presas" são os briquedos, mas o "ato de caçar", mesmo que seja de brincadeira, é muito importante para esses animais.

Além de aprendizado para a caça, a brincadeira também serve como uma espécie de treinamento para combates, pois, eventualmente, gatos terão de lutar por território, reprodução, etc.

Também através das brincadeiras, os gatos estreitam os laços afetivos entre si, se houver mais de um gato, e com os donos. Brincar com seu gato faz com que ele perceba que você quer interagir com ele. Por mais independentes que os gatos possam ser, se existe algo que eles não resistem é uma brincadeira.

É claro, as brincadeiras com os felinos são muito relaxantes e ajudam a liberar tensões, tanto para os donos quanto para os animais e permitem que seu gato considere você muito mais do que um mero provedor de alimento.

As brincadeiras também podem ser um indicador de como seu gatinho está emocionalmente. Se você notar que seu gato parou repentinamente de brincar, fique atento. Se persistir, é importante que você tente descobrir o que está acontecendo, pois doenças ou estresse podem fazer com que seu gato pare de brincar. E não esqueça de consultar sempre o Médico Veterinário, caso você perceba que há algo errado com seu animal de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário