Seguidores

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cão: melhor amigo do homem... também nos exercícios!



No caminho para conseguir um corpo mais bonito e saudável, muitos recorrem a academias e personal trainers. Há também os que buscam em algum esporte, como o futebol ou o tênis, por exemplo, a chance de queimar calorias indesejáveis. Quem não gosta muito dessas alternativas, em geral, dá preferência a opções como correr no parque ou numa rua pouco movimentada. Mas no caso dessa escolha, a dificuldade é manter uma regularidade nos exercícios, já que a falta de um companheiro pode acabar desanimando o praticante. Mas Sandra McCune, pesquisadora britânica, sugere um estímulo interessante para resolver este probleminha: levar um cachorro para correr junto.


A especialista e co-editora do livro "Os benefícios de saúde do cão Passeio para Pessoas e animais de estimação" esclarece que nem é preciso sair com a intenção de se exercitar com o cachorro. A simples companhia canina, já seria suficiente para estimular o corredor a andar mais rápido, percorrer distâncias maiores, e levar um estilo de vida mais saudável.


Para conhecer os benefícios físicos desse hábito, pesquisadores americanos resolveram catalogar quais as atividades mais vantajosas para praticar com os cães. Entre as mais cotadas estão lançar bola ou frisbee, fazer jogos de agilidade ou simplesmente dar uma corrida com o cachorro.


Outra pesquisa, feita com 1.100 donos de cachorros pela Inglaterra, também constatou vantagens em levar o cão para o treino. O estudo percebeu que as caminhadas com o animal representam 66% das atividades físicas dessas pessoas. A pesquisa exalta, ao lado desse índice, os benefícios sociais de andar com um cachorro, já que você tende a conversar mais com os vizinhos quando sai para passear com o melhor amigo do homem.


Correr junto com o animal de estimação reforça os laços de amizade e confiança entre o dono e o animal. Mas vale lembrar que o bom senso deve prevalecer. Se o corredor estiver treinando com muita intensidade, o cão pode não aguentar tanto esforço e se fadigar rapidamente. Também é importante estar sempre com uma sacolinha à mão para cuidar das fezes dos animais e evitar a proliferação de doenças nocivas ao ser humano.

Seção : Saude Plena - Fitness - 04/10/2011 15:25



materia feita pela Saude Fitnes curta esta dica

Nenhum comentário:

Postar um comentário