Seguidores

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Adestrando o seu gato



Quem foi que disse que só os cães podem ser adestrados dentro de casa?se alguém disse está errado,apenas você terá que ter uma dedicação maior para mudar alguns comportamentos ou ensinar alguns truques para o seu gatinho.

Primeira Parte : Escolhendo a recompensa

Antes de começar com o adestramento do seu pet independente de qualquer outra coisa você tem que saber qual recompensa lhe dar quando ele acertar o que vai lhe ser proposto.Você pode dar um petisco que ele mais goste,um pouco daqueles bifinhos ou algo de sua preferência,e nunca se esquecer do mais importante que é sempre a comemoração e o carinho quando ele fizer a atividade de forma correta.

Segunda parte : Começando o treinamento

O mais recomendável para se começar a ensinar a um gato são "truques" básicos que de acordo com o tempo ele vai ficando mais hábil para coisas mais difíceis de se fazer.O primeiro e mais básico é o de sentar.Isso mesmo sentar!...ou você pensou que só os cães aprendem esse truque?.
Comece de frente para ele e com o petisco na mão,sempre levantado acima da cabeça dele,ele vai ficar olhando para cima e assim possivelmente ele vai sentar,quando ele se sentar faça-lhe um carinho e diga "muito bem" e deixe ele pegar o petisco e sempre dizendo "senta" para ele entender que quando você der este comando ele terá que faze-lo.

Outro comando bem interessante de se fazer é dar a pata.É muito simples e considero o mais fácil de se fazer,começa assim : Você coloca 2 petiscos um em cada mão e vai para perto dele,ele vai escolher um deles e vai tentar pegar com a boca,mas você vai sempre puxar e nunca deixa-lo pegar quando ele colocar a boca,até que ele vai tentar puxar com a pata,aí sim você deixa ele pega-lo e se deliciar,faça essa prática varias vezes na semana e assim ele vai assimilar que quando você estender a mão ele tem que lhe dar a pata.

O terceiro é o "vem" que só deve ser ensinado depois que seu bichano aprender a sentar.Se afasta dele e o chame com sempre um comando padrão que pode ser um assobio ou se você preferir pode ser um "aqui" ou até mesmo um "vem".Não repita muitas vezes e mostre o petisco pra ele,que ele virá.
Faça esta prática algumas vezes com o petisco e depois comece a fazer sem e ele virá com certeza.

OBS: É muito importante você ensinar ao seu gato estes processos básicos,pois assim ele desenvolve mais a sua capacidade intelectual.
Quando for escolher os petiscos escolha um diferente para cada atividade proposta e passe mais ou menos uma semana trabalhando a mesma atividade sem alterna-la pois assim fica mais fácil o aprendizado.
Há alguns gatos que tem uma dificuldade maior para aprender certos "comandos" mas não se preocupe,com carinho e muito amor ele vai aprender também é apenas um caso de maior paciência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário