Seguidores

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Hoje Vamos falar um Pouco do nosso Amigo Border Collie



O border collie é uma raça relativamente jovem, desenvolvida durante o século XIX. Este “collie da fronteira” (border significa fronteira em inglês) desenvolveu-se na região de fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, no norte da Grã-Bretanha. Embora a criação da raça date do século XIX, seus ancestrais já estavam presentes na região desde a Idade Média, onde trabalhavam junto com os criadores de ovelhas demonstrando incrível capacidade no trabalho. A capacidade de trabalho dos border collies sempre foi tão importante em sua terra natal que os criadores selecionavam os reprodudores por seu desempenho no pastoreio e não por sua aparência, até hoje, clubes especializados e adimiradores da raça se esforçam para preservar as habilidades de pastor do border collie.


Em 1876, Mr. R. J. Lloyd Price fez uma demonstração nos jardins do Palácio de Londres, na qual um border collie, guiado apenas por comandos de voz e assovios do pastor, conduziu ovelhas desgarradas para um pequeno curral previamente preparado. A demonstração deixou toda a corte londrina impressionada com a inteligência deste cão. O border collie é um pastor por natureza, caso não tenha ovelhas nem gado para pastorear irá direcionar seus instintos de pastor para outros animais e até para as crianças da casa. Quando trabalha com o rebanho o border collie possui um método único de lidar com os animais, ele fixa o olhar no rebanho e se aproxima agachado, como um lobo ou cão de caça, sem nunca desviar o olhar do animal que parece “hipnotizado” pelo cão, os criadores chamam esta característica do border collie de “power eye” que significa “olhos poderosos”.


Border collies são cães ativos e dinâmicos, muito trabalhadores e donos de uma grande inteligência e capacidade de aprendizado (1ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren ). Estes cães são carinhosos com seus donos e reservados com estranhos. Além disto estes cães são ágeis e possuem um excelente olfato, sendo uma das melhores raças de cães pastores para lidar com ovelhas do mundo. A raça também tem se destacado em competições, tanto de pastoreio, quanto de agility, fly ball e frisbee, sendo que as competições de pastoreio possuem uma categoria exclusiva para border collies. Por seu temperamento carinhoso e brincalhão o border collie foi classificado como uma das melhores raças para famílias (3ª colocação no ranking A&E de cães para família).







Um border collie nunca deve ser mantido sem atividade, devem ser adestrados, praticar agility ou lidar com rebanhos, caso não possa gastar sua grande energia se tornará um cão problemático, o mesmo ocorre com sua grande inteligência, se não for estimulado pode ficar entediado e desenvolver problemas de comportamento. É um bom cão de companhia para os donos que saibam como criá-lo. A raça apresenta duas variedades uma de pêlo semi longo, outra de pêlo curto, sendo que a de pêlo semi longo é a mais conhecida devido a participação em filmes como “Babe o porquinho” e campanhas publicitárias como a do “Unibanco”, em ambas as variedades o pêlo deve ser escovado regularmente. A raça é considerada saudável e resistente, mas pode estar sujeita a alguns problemas genéticos como a atrofia progressiva da retina e a “CEA” ou Collie Eye Anomalie (Anomalia do olho do collie) que pode atingir cães das raças do tipo collie e causar cegueira, contudo estes problemas podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário