Seguidores

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

BRACO HÚNGARO DE PELO CURTO

Classificação F.C.I.:
Grupo 7 - Cães Apontadores
Seção 1 - Cães Apontadores Continentais
1.1 - Cães Apontadores do Tipo Continental (Braco)
Padrão FCI no 57
País de origem: Hungria
Nome no país de origem: Rövidszörü Magyar Vizsla


Utilização:
Versátil cão de caça, deve ser apto a trabalhar no campo, na floresta e na água, tendo as seguintes qualidades: um ótimo faro, firmeza no aponte, ser excelente para trazer a caça abatida e determinação para perseguir rastros, inclusive na água, ambiente do qual demonstra gostar. Ele suporta tanto condições climáticas extremas, quanto os mais variados e difíceis terrenos. Como cão de caça eficiente e completo, o medo de tiro ou de animais selvagens, a falta de disposição para apontar ou trazer a presa, assim como não gostar de água são defeitos indesejáveis. Por causa de sua natureza calma e sua fácil adaptação, ele pode também ser um excelente cão de companhia em casa.

Características Gerais:
Aspecto robusto e distinto, embora leve, de estatura média e andadura decidida e elástica.

Altura:
Machos - entre 57 e 62 cm
Fêmeas - entre 53 e 58 cm.


Peso:
Entre 22 e 28 kg.

Cabeça
O focinho, comparado com o crânio, visto de qualquer ponto de vista deve ser um pouco mais longo que este e não mostrar-se afilado, mas decididamente quadrado. A cabeça, distinta e fina, está coberta de músculos um pouco fortes, que formam uma depressão profunda, seguindo a linha média.

Olhos
Nem fundos ou proeminentes, com pálpebras bem aderentes, de modo que não deixem a descoberto o branco da córnea. A íris deve ser de tonalidade correspondente à cor do pelo.

Orelhas
Pequenas longas em proporção, e de pele fina, de inserção baixa, devem cair bem pegadas contra as bochechas, com pontas arredondadas.

Pescoço
Moderadamente longo, muito musculoso, nobremente arqueado, alarga-se até o tronco e não apresenta barbela.

Tronco
Muito musculoso e proporcionado; dorso curto e reto, levemente arqueado, musculoso, curto; lombo largo, curto, bem unido ao tronco e musculoso. Tórax profundo, longo, proporcionadamente amplo, baixo até a altura do cotovelo. A garupa, larga e longa, desce lentamente da altura do dorso até a cauda. O ventre é levemente retraído.

Cauda
Grossa na raiz, afina-se até a ponta; implantada um pouco abaixo da coluna vertebral. O ultimo terço deve ser amputado na primeira semana de vida.

Membros
Anteriores - Osso fino coberto de músculos fortemente desenvolvidos; sustentam o corpo como colunas; antebraços retos; cotovelos paralelos ao corpo, não virados para fora ou para dentro.
Posteriores - O fêmur forma com o cóccix e a tíbia ângulos de abertura conveniente; no joelho , a articulação está dirigida levemente para fora. O esqueleto dos membros posteriores está coberto por músculos bem desenvolvidos e tendões sólidos.
Pés - De gato, com dedos bem formados. As unhas são de cor cinzento-ardósia, curtas e fortes. Solas robustas.


Pelagem
Pelo - Curto, nem duro nem penteado, bem aderido ao corpo, muito abundante, sem subpelo lanoso. Embora curto e liso, protege o cão contra a intempérie.
Cor - Admitem-se todas as tonalidades amarelo-trigo, mas as tonalidades escuras são as preferidas.

Comentários:
Como publicado em varias revistas americanas, esta no topo de cães indicados para crianças, sendo destaque também em competições de agility, obediência e show - vale a pena lembrar que o primeiro cão a ganhar primeiros lugares de todas as provas do Westminter ( que é a maior exposição canina dos EUA ), de pista, obediência e do campo, foi um VIZSLA. Vale lembrar também que é a primeira raça de esporte, acreditando-se ser o ancestral da maioria dos cães de caça. Talvez por isso também seja tão versátil, caçando na água e na terra, e possuindo tanto a função de pointer como retriver, mas nunca se afastando muito do dono! Além disso e um cão belíssimo, gentil, companheiro ( nunca um cão de quintal, quer estar sempre com o dono ) e muito inteligente. Quem conhece se apaixona !

Nenhum comentário:

Postar um comentário