Seguidores

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atenção especial aos cães obesos


Os cães com excesso de peso apresentam uma probabilidade superior de desenvolver doenças dolorosas graves, tais como problemas articulares, além de outras doenças como a diabetes canina, infecções ou doenças da pele.

A manutenção de um peso corporal normal começa em cachorros. Não os alimente em excesso e assegure-se que praticam uma quantidade de exercício adequada (para um desenvolvimento ósseo adequado, o exercício em excesso também pode ser prejudicial).

Para determinar se um cão tem excesso de peso verifique se estão presentes depósitos de gordura a rodear a caixa torácica. A perda de peso, por si só, ajuda a melhorar a claudicação nos cães obesos com osteoartrite. No entanto, tal como acontece no homem, uma perda de peso muito rápida pode ser perigosa. O seu veterinário poderá aconselhá-lo sobre a forma mais segura para o seu cão perder peso. Para verificar se o seu cão tem excesso de peso pode usar o gráfico disponível (ver Escala de Peso Canina mais abaixo).

Orientações alimentares caninas – Algumas ideias para prevenir a obesidade nos cães:

•Dar alimentos apenas no horário das refeições
•Evitar guloseimas, substituí-las por alimentos de baixo teor calórico
Além da dieta, o exercício ajuda a manter o seu cão em boa forma.







Os animais de companhia e o exercício – Algumas ideias:


•Leve o seu cão a passear (passeios curtos se o cão tiver excesso de peso),
•Faça corridas se a temperatura for adequada
•Estimule o seu cão a nadar (nadar é um exercício de baixo impacto que promove os movimentos articulares sem agravar a dor articular).

O seu Médico Veterinário pode ajudá-lo a desenvolver um plano alimentar e de exercício adequado para o seu cão.




Escala de Peso Canina
Avaliar o peso do seu cão (gráfico de Ralston Purina*):

Foi desenvolvida uma escala de 9 pontos (1 a 9) para avaliar se os cães têm peso insuficiente ou excessivo. Uma pontuação de um (1) significa que o cão está emaciado, e uma pontuação de nove (9) significa que o cão está fortemente obeso.



São usados vários critérios para determinar a pontuação de acordo com esta escala:


•Facilidade com que as costelas são sentidas
•Presença de uma “cintura” visível a nível do abdómen
•Presença de gordura logo debaixo da pele
•Presença de massa muscular











1. CÃO EMACIADO

Costelas, vértebras lombares, ossos pélvicos e todas as proeminências ósseas visíveis à distância. Não se distingue gordura corporal. Perda evidente de massa muscular.



2. CÃO MUITO MAGRO

Costelas, vértebras lombares e ossos pélvicos facilmente visíveis. Sem gordura palpável. Alguma evidência de outras proeminências ósseas. Perda mínima de massa muscular.















3. CÃO MAGRO

Costelas facilmente palpáveis, podendo estar visíveis. Ausência de gordura palpável. Região superior das vértebras lombares visível. Ossos pélvicos tornam-se proeminentes. Depressão evidente da região do flanco.





4. CÃO PESO INSUFICIENTE

Costelas facilmente palpáveis, com uma gordura de cobertura mínima. “Cintura” facilmente perceptível quando observado de um plano superior. Flanco e abdómen perceptíveis.








5. CÃO IDEAL

Costelas palpáveis, sem gordura de cobertura em excesso. “Cintura” visível por trás das costelas quando observado de um plano superior. Zona abdominal com uma ligeira depressão, perceptível quando observada de um plano lateral.



6. CÃO EXCESSO DE PESO

Costelas palpáveis, com gordura de cobertura ligeiramente excessiva. “Cintura” discernível, mas não muito marcada. Zona abdominal com uma ligeira depressão.








7. CÃO PESADO


Costelas palpadas com dificuldade, com camada de gordura de cobertura espessa. Depósitos de gordura evidentes na região lombar e da base da cauda. “Cintura” ausente ou pouso visível. Zona abdominal sem depressão.



8. CÃO OBESO

Costelas não palpáveis sob uma camada espessa de gordura de cobertura, ou palpadas apenas com uma pressão significativa. Grandes depósitos de gordura sobre a área lombar e da base da cauda. “Cintura” ausente. Pode estar presente alguma distensão abdominal.







9. CÃO FORTEMENTE OBESO

Grandes depósitos de gordura na região torácica, vertebral e da base da cauda. Ausência de cavado e corda do flanco. Depósitos de gordura no pescoço e membros. Distensão abdominal evidente.


materia posta pela cimy dog

Nenhum comentário:

Postar um comentário