Seguidores

domingo, 6 de novembro de 2011

Gatos e bebês: garantindo uma boa relação




O que você deve fazer quando você planeja introduzir um bebê humano em uma casa que já possui um gato? Como garantir uma boa relação entre o gato e o bebê. O amigo felino pode ser perigoso para um neném ou criança pequena? Meu animal de estimação pode arranhar meu nenê, pois está com ciúmes? Por que é importante acostumar o gato com os objetos do bebê? Por que o gato está arranhando os móveis da casa desde que meu baby chegou em casa? Qual a necessidade de oferecer esconderijos para os gatos?

Este artigo pretende tirar todas essas suas dúvidas sobre bebês e gatos, para que seu bichinho peludo preferido e seu filho se tornem melhores amigos.

Gato / gata com ciúmes de crianças
Às vezes o seu gato/ gata pode ficar com ciúmes do bebê recém chegado ou estressado e passar a arranhar tudo que vê pela frente ou urinar em local inapropriado. Essa é uma situação comum. Porém existem maneiras de impedir que estes comportamentos indesejáveis aconteçam.

Você pode fazer preparativos para tornar a chegada do bebê mais tranquila para seu gato. Estes preparativos devem ser feitos gradualmente e bem antes da chegada do bebê na casa!

Depende do gato
Algumas raças de gatos têm mais facilidade para lidar com crianças. Além disso, independentemente da raça, alguns gatos tem um temperamento melhor para lidar com crianças do que outros. Quanto mais velho for o bichano mais difícil será fazê-lo ficar amigo de um bebê ou criança.

Um gato que desde filhote teve experiência com bebês tem mais facilidade para fazer amizades com crianças.

Preparativos necessários para garantir que gato e bebê se darão bem
•Mostre ao seu gato que ele não será mais o centro das atenções
Se você é muito apegada ao seu gato e vocês dois são muito íntimos e passam longos momentos juntos pode ser bom reduzir um pouco esta proximidade alguns meses antes da chegada de seu filho.

Quando o bebê chegar, você provavelmente não terá mais tanto tempo para dar tanta atenção ao seu gato. Reduza esta intimidade com o gato devagarzinho e gradualmente, comece meses antes do bebê chegar a casa.

Isso não quer dizer que você deva parar de dar atenção ao seu gato ou deixar de lhe fazer carinhos. Trata-se somente de acostumá-lo a não ser o centro das atenções, agora que uma nova pessoa irá chegar em casa.

•Respeitando o espaço de seu animal de estimação
É muito importante para o gato que você respeite o território dele: sua caminha, a sala onde fica sua comida e água. Para o felino este espaço é uma espécie de “santuário sagrado”, você deve manter este local longe da interferência do bebê ou da criança. Seu gato ou gata deve ter seus próprios brinquedos, sua caminha, o bichinho detesta dividir esses objetos com outra pessoa.

Seu gato deve ter sua caixa sanitária em um local privado, longe dos potes de água e comida em um local que a criança não fique entrando e interferindo. E é recomendado que ele possua um arranhador também, pois a fase de chegada de um novo morador na casa pode fazer com que ele queira arranhar móveis e objetos para marcar território.

Uma boa dica é impedir a entrada do bebê no quarto ou área onde o gato tenha sua morada. Você pode fazer isso com uma grade para bebês, por exemplo. Isso impede que o bichano tenha seu espaço invadido, e fique estressado com a entrada de crianças que às vezes podem estar agitadas e assustar/ perturbar o felino.

•Acostume o gato aos objetos do bebê
Também é recomendado comprar todos os objetos do bebê (como cadeiras de bebê, berços, etc.) meses antes de o bebê chegar em casa para que o gato se acostume com esses objetos do neném. Vá introduzindo os objetos aos poucos em casa para não causar uma mudança brusca no ambiente. Por que acostumar o gato com os objetos do bebê?

Gatos possuem um olfato muito sensível, quando você trás, um berço, brinquedos, roupinhas, cadeiras de bebê, são muitos objetos novos que podem alterar significativamente o cheiro do ambiente. Se você trouxer tudo de uma vez é bem possível que seu gato passe a urinar ou arranhar estes objetos para deixar o seu cheiro neles, isso é um comportamento natural dos gatos.

•Garanta esconderijos para seu gato
O gato foge e tenta se esconder caso esteja assustado com algo novo! Você deve proporcionar locais para seu gato poder se esconder quando ele estiver assustado com os guinchos e gritos de um bebê ou criança pequena. O felino não estará acostumado ao comportamento da criança, é bem comum que ele se assuste.

Um gato adora se esconder em locais elevados, uma boa dica é colocar umas caixas de papelão com a boca virada para o lado em cima de móveis para que o gato possa se esconder. Isso vai garantir que ele tenha sempre um local seguro caso ele se sinta ameaçado.

•Preparando o quarto do bebê
Você deve proibir a entrada do gato no quarto do bebê para impedir acidentes. Porém recomendamos que você faça isso gradualmente alguns meses antes do bebê chegar na casa.

Se você impedir seu gato de entrar em um cômodo ao qual ele costumava ter acesso livre ele irá se sentir impelido a marcar território no local. Ele poderá urinar e arranhar a porta do cômodo para marcar território. Existem produtos que repelem o gato e que reduzem a chance do animal arranhar objetos, você pode aplicá-los na porta do quarto do bebê.

•Mudando seu gato de lugar
Caso você tenha que trocar seu gato de lugar quando o bebê chegar, é muito importante que você faça isso gradualmente. Principalmente para gatos mais velhos que já estão muito acostumados com seu território. Neste caso comece a mudança de lugar uns 4 meses antes da chegada do bebê.

Quando o bebê chegar
Após tantos preparativos enfim chega o dia do bebê vir para casa. Não force seu gato a conhecer o bebê rapidamente: ele irá conhecer a criança aos poucos, gradualmente.

Garanta que você continue dando atenção ao gato. Não mude do dia para noite o tempo que você dá de atenção ao seu animal de estimação para evitar problemas psicológicos.

Gatos e crianças
Quando o bebê vai crescendo é muito importante que você vá ensinando a lidar com seu gato. Algumas crianças podem ser muito intensas para um gato, às vezes esse excesso de carinho pode ser demais para o animal.

Algumas brincadeiras da criança também podem ser desconfortáveis para gato. Veja nosso artigo de dicas sobre gatos e crianças para mais informações sobre essa questão.

Você quer cuidar melhor de seu animal de estimação? Veja todo nosso conteúdo sobre gatos em nossa home de gatos.
Artigos RelacionadosOutros artigos que tem a ver com este


Pessoas com alergia a gatos
Entenda nesse artigo porque alguns humanos tem alergia a gatos e saiba como reduzir esse problema...


Escolhendo a cama perfeita para o seu gato
Veja essas dicas antes de comprar a cama para o seu gato. Saiba onde colocar a cama do seu gatinho...


Viajando com seu gato
Como eu preparo o meu gato para uma viagem? Como garantir bom comportamento e conforto do seu gato...

Cachorros

SaúdeGravidez em cachorros

Vacinação em cachorros

Cuidados básicos para o seu cachorro
ComportamentoViajando com o cão

Treinando o cão a não pular nas pessoas

Marcação de território em cachorros
FilhotesEscolhendo um filhote de cachorro perfeito

Treinando seu filhote de cão a usar coleira e guia

Mudança de alimentação de filhote para adulto
Gatos

SaúdeVacinação do gato

Bolas de pêlo em gatos

Alimentação do gato
ComportamentoGatos que arranham tudo

Viajando com seu gato

Gatos e crianças: garantindo uma boa relação
FilhotesComprando um gato

Escolhendo o sexo do gato: macho ou fêmea?

A primeira vez de seu gatinho em casa

Materia Feita pela link animal

2 comentários:

  1. Boa tarde, obrigado por ler os artigos do Linkanimal. Ficamos felizes que você tenha gostado do conteúdo e tenha postado em seu blog. Sabemos que suas intenções são boas, principalmente por ter citado a fonte, o que para nós já é importante. Mas mais importante do que apenas ter citado a fonte é transformá-lo em um link ativo para o nosso site. Por isso, eu gostaria de solicitar encarecidamente que você transformasse a citação "link animal" em um link direto para o nosso site, de forma que os usuários ao clicarem no mesmo possam visitar o nosso site e ler outros artigos interessantes (você pode fazer para os usuários clicarem e abrir o site em uma nova aba, de forma que os usuários não saem do seu site). Essa é uma condição crucial para citar o nosso conteúdo. Qualquer dúvida a respeito de como fazer isso, por favor, não hesite em entrar em contato conosco através do email contato@linkanimal.com.br Desde já agradeço Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato...o procedimento já foi feito.
      É um grande prazer...se você também precisar de algo ou quiser alguma matéria pode nos contactar.

      Excluir