Seguidores

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Saúde dos Olhos, Ouvidos e Boca




Quando perceber o acúmulo de secreção nos olhos de seu cão, saiba que é hora de fazer uma higienização no local.




Algumas raças requerem um cuidado mais freqüente, outras menos, mas todas estão sujeitas a problemas decorrentes da má higienização.



Por isso, alguns cuidados básicos devem ser tomados:





- Use sempre soro fisiológico para fazer a limpeza dos olhos de seu cão







- Não esfregue algodão, gaze ou qualquer outro tecido nos olhos de seu cão, pois eles são muito sensíveis ao atrito, podendo ocorrer sérias lesões.



- Aplique o soro delicadamente com o auxílio de uma seringa nos olhos de seu animal de estimação é a melhor maneira para efetuar esta limpeza. Não use um "jato" muito forte pra não assustar seu cão, mas que seja o suficiente para tirar as impurezas e sujidades.







- Não use colírios por conta própria, pois você poderá causar desde uma simples irritação até uma úlcera de córnea.





- Caso seu cão seja peludo como um Poodle ou um Lhasa, e, você perceba que existem pequenos grumos de sujeira presos no canto do olho, procure retirar delicadamente com auxílio de uma gaze, umedecendo um pouco com soro fisiológico. Resista à tentação de cortar com uma tesoura, pois acidentes podem acontecer - seu cão pode ficar inquieto e acabar se machucando com a lâmina.







A higienização e limpeza dos ouvidos dos cães deve levar em consideração alguns fatores como:



- Produção natural de cerúmem: esta produção pode variar de acordo com cada animal, e às vezes, no mesmo animal, um ouvido apresenta uma maior quantidade de cerúmem do que o outro.







- Presença de pêlos no conduto auditivo: existem algumas raças que apresentam um certa quantidade de pêlo no interior do conduto auditivo. Alguns profissionais preferem deixar o pêlo, pois ele atuaria como uma proteção natural contra umidade; outros já preferem a retirada dos pêlos para facilitar a higienização completa quando a produção de cerúmem é intensa.



- Forma das orelhas: cães com as orelhas caídas, como o Cocker Spaniel Inglês, apresentam uma maior tendência ao problemas decorrentes da má higienização do ouvido, pois a forma das orelhas cria um microambiente onde pouca luz, umidade e calor são fatores predisponentes ao aparecimento destes problemas.





A limpeza do ouvidos de nossos cães deve ser encarada como um ato preventivo. O proprietário responsável não deixa seu cão chegar no estágio limite em que, além de apresentar fortes odores, secreções e áreas de inflamação, o cão fica balançando a cabeça o tempo todo, o que significa dor em grau elevado.


Por isso, crie o costume de examinar os ouvidos de seu cão desde filhote, pois assim ele se acostumará com o manuseio, não fazendo deste momento uma guerra total!




Coloque seu cão em seu colo, ou de forma que sua cabeça esteja bem apoiada; dobre a orelha sobre a cabeça e examine para ver como está a situação da orelha.



Aprenda como cuidar dos dentes de seu animalzinho





A saúde bucal de um cão, assim como as vacinas, os exercícios físicos e uma boa alimentação, é indispensáveis para uma vida saudável. Não é frescura não! O animal deve ser levado ao veterinário para prevenir doenças bucais periodicamente e fazer um tratamento diário em casa. Uma coisa que alguns acham normal é o "bafo" nos animais, mas além de não ser normal nem legal é uma doença que pode ter inúmeras causas. A principal causa do mal hálito é a placa bacteriana que fica sobre os dentes. Os responsáveis por essa placa são os resíduos de alimentos, saliva, células mortas, etc. que ficam presos nos dentes e depois de um tempo sofrem uma fermentação causando o "bafo".


Além de ser horrível o cão possuir mal hálito, é muito prejudicial para a dentição e saúde, porque com o tempo essas substâncias que ficam "coladas" nos dentes dando mal cheiro, passam a agredir o periodonto que é o responsável pela sustentação e proteção dos dentes, causando uma doença chamada periodontal. As características desta doença são: inchaço da gengiva, dor de dente, vermelhidão e sangramento. Depois de algum tempo sem ser tratada esta inflamação na gengiva causa a perda de dentes e pior ainda quando esta bactéria entra na corrente sangüínea causando problemas em órgãos vitais como o fígado, os rins e o coração. E aí o que era apenas um mal hálito acaba comprometendo a saúde do animal. O tártaro é outro componente que causa mal hálito no animais. Na verdade o tártaro é o acumulo da placa bacteriana mineralizada pela saliva.


O tártaro deixa os dentes com um cor mais escura e com a superfície irregular ( o que facilita mais a absorção dos resíduos), por isso o tratamento deve ser feito logo que a doença for detectada pois cada dia que passa esta doença vai se agravando. O tratamento é baseado na remoção do tártaro, tanto do que está acima da gengiva quanto o que está preso nos dentes, depois é feito um polimento nos dentes deixando-os bem lisinhos afim de evitar o acúmulo de resíduos. Nesse tratamento é necessária e indispensável a anestesia geral, para facilitar e garantir toda a retirada do tártaro. Infelizmente esta doença (mesmo depois da remoção do tártaro) não tem cura, ela atinge em média 80% dos cães e gatos mais velhos.


Embora não tenha cura existem tratamentos de higiene bucal diária que ajudam bastante no controle da doença (periodontal). O tratamento depende totalmente da participação do dono do animal. Além de ter que levar seu cão periodicamente ao veterinário é necessária uma higiene bucal diária que só você p Outro problema comum na dentição de cães e gatos é a persistência dos dentes de leite. Após os 6 ou 7 meses de vida de um animal o normal é a troca da dentição de leite pela definitiva, mas quando isto não acontece ocorre um problema chamado de oclusão, que é quando os de leite não caem e começam a nascer os outros, causando mal posicionamento dentário, desgastes do dentes e traumas na gengiva, o que também pode levar a doença periodonta.l Por isso se você notar que os dentinhos de seu animal não estão caindo e que já estão nascendo novos dentes, leve seu bichinho imediatamente a um veterinário, para que ele faça a extração dos dentes de leite, afim de evitar problemas maiores.


Outro grande perigo é dar ossos de verdade para os cães roerem, eles podem causar fraturas e desgastes nos dentes. Essas fraturas que algumas vezes não são percebidas pelo o dono do animal, causam dor , infecção e até a perda do dente. Neste caso é necessário um tratamento de canal. Outros tratamentos odontológicos como aparelho ortodôntico, implantes, próteses, obturação de cáries, etc. também são comuns e indicados para animais. Conclusão: para o seu bichinho ter uma dentição perfeita, sem dor, sem sofrimento e principalmente sem mal hálito é necessário que você o leve para uma consulta bucal, depois inicie um tratamento de higiene diária e que volte ao veterinário periodicamente. Seu bichinho vai poder sorrir para você com muito mais alegria.


Dicas da pet sany
solução para a higiene dô seu cãozinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário