Seguidores

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tudo sobre o Spitz Alemão, esse maravilhoso companheirinho!


Mais parecido com um bichinho de pelúcia, esse pequeno e peludo cãozinho é descendente de cães puxadores de trenó originários da Islândia e Lapônia. O nome Pomerânia é uma referência ao local onde atingiram o tamanho atual. Conhecido também como: Lulú da Pomerânia, Toz Spitz e Zwergspitz convive facilmente com outros cães.
Os exemplares primitivos possuíam ossatura mais pesada e orelhas maiores. Apesar de típicos e com boa textura de pelagem, não possuíam aquela profusão de pêlos que caracteriza a raça hoje em dia. Contudo, graças aos pacientes esforços dos criadores chegamos finalmente aos exemplares mais próximos do padrão.
É muito popular nos Estados Unidos (mais de 23 mil filhotes por ano) e Japão (mais de 15 mil).
São parentes afastados dos tradicionais cães puxadores de trenó. Os pomeranos originais eram muito maiores do que a raça atual. A medida que a estatura foi diminuindo, o interesse pela raça foi aumentando. São muito leais e devotados ao dono, desconfiados com relação à estranhos são por isso muito utilizados como cães de alarme, mas em geral são bem comportados e não necessitam de muito espaço.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:


o Spitz Alemão está sempre atento, esperto e é excepcionalmente devotado ao seu dono. É muito dócil e fácil de ser treinado. Sua desconfiança com estranhos e sua ausência de instinto de caça fazem dele um cão de guarda ideal para casas e fazendas. Indiferente às intempéries, robustez e longevidade são seus atributos mais importantes.

PADRÃO OFICIAL DA RAÇA (PADRÃO FCI)


CABEÇA E CRÂNIO: cabeça de tamanho médio; vista de cima parece mais larga em sua parte posterior e diminui, em forma de cunha, até a ponta do nariz.
- Stop: moderado a marcado, nunca abrupto.

REGIÃO FACIAL:
- Trufa: redonda, pequena e de cor preto puro; marrom escuro em Spitz marrons.
- Focinho: não muito longo e harmoniosamente proporcionado ao crânio. (No Wolfspitz/Keeshond, nos Spitz gigante e médios, a relação entre o comprimento do focinho para o do crânio é de aproximadamente 2:3; no Spitz miniatura e no Spitz anão é de aproximadamente 2:4).
- Lábios: não são exagerados, bem aderentes ao maxilar e não formam nenhuma ruga nas comissuras labiais. São inteiramente pretos nos Spitz de todas as cores; marrons nos Spitz marrons.
- Maxilares / Dentes: os maxilares são normalmente desenvolvidos e mostram uma completa mordedura em tesoura, com 42 dentes correspondendo à fórmula dentária. Nos Spitz miniatura e anão (Pomerânia) a falta de alguns pré-molares é tolerada. Mordedura em torquês é permitida em todas as variedades de Spitz.
- Bochechas: são delicadamente arredondadas, sem serem protuberantes.
- Olhos: de tamanho médio, de forma alongada e ligeiramente oblíquos e escuros. As pálpebras são pretas em todas as tonalidades de cores; menos nos Spitz marrons onde elas são de cor marrom.
- Orelhas: pequenas, inseridas altas e relativamente próximas uma da outra, triangulares e pontudas. Elas são sempre portadas eretas, rígidas na ponta.

PESCOÇO: de comprimento médio, é largo na inserção entre os ombros; ligeiramente arqueado, sem barbelas e coberto por uma pelagem espessa e profusa que forma uma grande juba.

TRONCO
- Linha superior: começa na ponta das orelhas portadas eretas e prolonga-se numa suave curva com o dorso curto e reto. A cauda espessa, vasta, que parcialmente cobre o dorso, arredonda a silhueta.
- Cernelha / Dorso: a cernelha alta desce imperceptivelmente dentro do dorso o mais curto possível, reto e firme.
- Lombo: curto, largo e forte.
- Garupa: larga e curta, sem ser caída.
- Peito: profundo e bem arqueado; o antepeito bem desenvolvido.
- Linha inferior: a caixa torácica alcança o mais profundo possível; o ventre tem somente um ligeiro esgalgamento.

CAUDA: inserida alta e de tamanho médio. Projeta-se para cima e enrola sobre o dorso, reta desde a raiz.
Deita-se firmemente sobre o dorso e é coberto por uma pelagem bem emplumada. Uma curva dupla na ponta da cauda é permitida.

MEMBROS ANTERIORES:
- Geral: retos, com a frente mais larga.
- Ombros: a escápula é longa e bem colocada para trás. O braço, que é aproximadamente do mesmo comprimento,
forma um ângulo de 90° com a escápula. Bem musculosos e firmemente conectados ao tórax.
- Cotovelos: articulação forte, próximos ao tórax e não virando nem para dentro nem para fora.
- Antebraços: de comprimento médio em relação ao corpo; fortes e completamente retos.
A parte de trás do antebraço é bem franjada.
- Metacarpos: fortes, de comprimento médio e forma com o antebraço um ângulo de 20° com a vertical.
- Patas anteriores: tão pequenas quanto possível, redondas e fechadas, chamadas "pés de gato" com dedos bem arqueados. Unhas e almofadas são pretas em todas as variedades de cores, contudo são de cor marrom escuro nos cães marrons.

MEMBROS POSTERIORE:
- Gerais: os posteriores são muito musculosos e abundantemente franjados até os jarretes.
As pernas posteriores são retas e paralelas.
- Coxas e Pernas: são aproximadamente do mesmo tamanho.
- Joelhos: de articulação forte, com uma angulação somente moderada; em movimento, não viram nem para dentro
nem para fora.
- Metatarsos (Jarretes): de comprimento médio, muito fortes e verticais ao solo.
- Patas posteriores: tão pequenas quanto possíveis, bem fechadas com dedos bem arqueados, chamadas "pés de gato".
As almofadas são resistentes. A cor das unhas e das almofadas são tão escuras quanto possível.

MOVIMENTAÇÃO: move-se reto, para a frente com boa propulsão, fluente e elástica.

PELE: a pele cobre o corpo firmemente sem nenhuma ruga.


PELAGEM: o Spitz Alemão tem uma pelagem dupla: o pêlo externo é longo, reto e separado; o subpêlo é curto, grosso e lanoso. Cabeça, orelhas, parte da frente dos membros anteriores e posteriores e as patas são cobertos por pêlos curtos e espessos ( aveludados ). O resto do corpo tem uma pelagem rica e longa. Não ondulada, crespa ou encordoada e nem repartida no dorso. Pescoço e ombros são cobertos por uma abundante juba. A parte posterior dos membros anteriores é bem franjada, as pernas posteriores têm franjas abundantes da garupa até o jarrete. A cauda é espessa

2 comentários: