Seguidores

domingo, 25 de março de 2012

Gato Raça Bengal

Bengal

Características Gerais: Raça recente e única a descender diretamente de um felino selvagem.

A raça desenvolveu-se a partir de um programa americano de 1963, em que a geneticista Jean Sugden cruzou um macho doméstico com uma fêmea de leopardo asiático, tentando transferir as marcas do gato selvagem para uma raça doméstica.

Uma cria batizada de Kinkin foi produzida e criada junto com uma ninhada de gatos domésticos. Em seu devido tempo, cruzou com o pai e produziu filhotes de uma cor uniforme e filhotes mosqueados. Em 1981, Jean Mill e o Dr Willard Centerwall, outro geneticista, começaram trabalhando com empenho no desenvolvimento do Bengali.

O Leopardo Asiático possui o mesmo número de cromossomos que um gato doméstico, por isso alguns dos filhotes híbridos podem nascer férteis.

O Bengal (ou Bangalli) mantém os reflexos rápidos de seu ancestral selvagem. Mas deve ser afetuoso com seu dono. Apesar de descender de felinos selvagens, o Bengal ronrona e as vezes mia forte.

Sua cabeça deve ser grande, orelhas pequenas de pontas arredondadas. Olhos grandes e ovais, verdes ou amarelos.

Corpo longo, com ossatura pesada. A extremidade da cauda deve ser preta; a barriga com marcas; as almofadas das patas em acordo com a cor do corpo e com a mesma cor das demais patas.

Pelagem: curta, cheia e macia como uma seda, com as pintas dispostas de forma horizontal, de preferência formando rosetas. Pode ter padronagem semelhante ao mármore.

Marcas brancas no corpo e marcação tigrada devem ser evitadas.

O Bengal foi reconhecido apenas pela Tica-The International Cat Association dos EUA, em maio de 1992. As demais entidades ainda observam a raça, para certificar-se de que o temperamento selvagem foi completamente abolido.

Além disso, o Bengali é inteligente, curioso, divertido e se relaciona bem com crianças e adultos. Também mantém um contato bastante sociável com animais de outras espécies. Dentro de suas principais características está o fato dessa raça ser um ótimo caçador e apreciar atividades na água.

Seu temperamento é dócil, não desafiador, nem intimidante. Esse gato pode exibir temor ou impulso em fugir ou até miar alto em protesto, mas nunca demonstra receio o é ameaçador. Os Bengalis são confiantes, amistosos, curiosos e alertas. Ótimos como companhia dentro de casa.

No Brasil ainda é uma raça rara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário