Seguidores

sexta-feira, 2 de março de 2012

Bichos também precisam de proteção solar


Sol quente, praia, mar, piscina. Com a chegada das férias é tempo de saudar o verão. Nessa época as precauções com a pele estão em evidência. Mas a ladainha da necessidade de proteger a pele dos raios nocivos não vale só para humanos. Os animais – cuja estrutura cutânea, embora coberta de pelos, também é bastante suscetível à ação das radiações UVA e UVB - também precisam ser submetidos a cuidados.

Cães e gatos de todas as espécies são afetados por raios solares. Mas os de pele mais clara e especialmente os albinos, que apresentam o focinho e as orelhas - áreas mais expostas - despigmentados, são sérios candidatos a dermatites solares e cânceres de pele. Este último, mais grave, pode se apresentar como uma ferida que não cicatriza, apesar das várias tentativas de tratamento.

a aplicação do protetor solar no bichinho pode ser feita com um produto na forma de spray ou creme, principalmente nas pontas das orelhas, no focinho e nos testículos (caso o peludo seja macho). Se o animal adora ficar em exposição ao sol é aconselhável passar também na barriga e em qualquer parte do corpo com pouco pelo. "Os animais predispostos ao câncer de pele, como os claros, albinos ou despigmentados, não devem ficar muitas horas expostos ao sol. As pessoas devem passear com o animal em horários antes das 10h e após as 17h", adverte o veterinário.

Outra preocupação é com os bichos mais velhos, de mais de seis anos, que têm tendência à redução na pigmentação natural da pele e precisam de mais cuidados. “Um pet de mais idade precisa usar protetor solar praticamente em todo o corpo. Tanto os animais albinos como os de pele mais escuras têm uma despigmentação natural e necessitam de maior proteção possível”,

Apesar de alguns protetores solares específicos para cães e gatos já estarem disponíveis em pet shops, a maioria dos donos ainda desconhece a necessidade de proteção solar para os bichos. Dona de uma poodle de 12 anos, a administradora Maria Claudia  nunca usou nenhum tipo de protetor solar em Malu, sua mascote. Ela sai pouco de casa e praticamente não se expõe ao sol. "Prefiro sair de manhã cedo ou no final da tarde com ela. Quando saímos em outro horário a pele dela fica irritada, mas mesmo assim não usamos nenhum produto.



Para Holanda, o pouco conhecimento sobre a necessidade de proteger a pele do animal se deve à rara abordagem dos veterinários. "Posso confessar que é um pouco de nossa culpa a não-prevenção do animal. Não temos quase nenhum produto no mercado para a proteção e acabamos não difundindo esse tipo de tratamento". O doutor ainda afirma que a utilização de protetores solares usados em humanos podem servir para cães e gatos, porém, é mais conveniente buscar produtos da linha veterinária para evitar processos alérgicos. “A formação da pele do animal é diferente do ser humano, ela é mais densa e consistente do que a do Homem, por isso a importância de um produto específico”, conclui.


veterinário  Rogério 

Um comentário: