Seguidores

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Campanha Contra o Abandono de Cães e Gatos


Nem mesmo o título de melhor amigo do homem impede o grande número de cães abandonados registrado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Vila Velha nos últimos dois anos. Quando comparado à quantidade de cães e gatos capturados pelas ruas do município, o dado é ainda mais alarmante: duas vezes maior.

Somente em janeiro deste ano, 125 cães e 34 gatos foram abandonados em Vila Velha, a maioria pelos próprios donos do animal, enquanto que apenas 38 foram capturados pelas ruas. O levantamento feito pelo CCZ identifica um índice de abandono 50% maior do que o registrado em janeiro do ano passado, de 106 animais no total.

Durante o ano de 2007, foram recolhidos 1.115 cães e 233 gatos contra 342 animais capturados. Os dados assustam, mas se comparados ao ano de 2006, surpreendem ainda mais, indicando um crescimento de quase 16% em número de animais abandonados anualmente.

Para a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carla Cavalcante, os cães são abandonados e recolhidos, na maioria dos casos, quando ficam doentes ou quando a família se muda para condomínios que proíbem a entrada de animais. “Algumas pessoas chegam a ameaçar o CCZ de largar os animais pelas ruas caso não possamos receber os cães e gatos que decidem deixar por lá”, conta.

Responsabilidade

Carla também alerta que, antes de optar por criar um animal de estimação, a pessoa deve ter em mente que é responsável pelos cuidados com ele durante toda a vida do cão ou gato, seja filhote, adulto ou já de idade. “É justamente para conscientizar os donos desses animais que nós realizamos, todo o ano, as ações do programa Posse Responsável”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário