Seguidores

domingo, 8 de maio de 2011

Por que alguns cães e gatos têm o costume de comer grama?

Por que o meu cahorro come grama?

Por que os cães comem grama?
Com mais tempo ao ar livre (aqui no nordeste do Brasil temos esse privilégio – verão o ano todo), brincar, correr e...., comer grama se torna um querido passatempo para todos os caninos. Muitas são as explicações, mas o que será de verdade que leva essas criaturas a virarem verdadeiros tatus de jardim, levando os donos a loucura?



"Nom Nom, nom ..."

Os cães descendem de canídeos selvagens (lobos, raposa). Esses animais selvagens ao se alimentarem das presas, em sua maioria, herbívoros, o seu conteúdo estomacal era consumido pelo predador, por isso, a grama e vegetação ingeridos pelo pela presa. Iam parar no estomago dos animais que herdaram esse apetite por vegetais.



"Eu acho que estou comendo muita galinha."

Outros sugerem que uma dieta pobre em vegetais é responsável pelas investidas dos cães sobre a grama. Nas rações caninas são utilizadas proteínas da carne ou a carne como ingrediente principal. Alguns especialistas sugerem que os cães comem grama porque assim eles encontram o volumoso ou fibra que a ração não possui em sua formulação. Se o seu cão come quantidades excessivas de grama, seria aconselhável a adição de vegetais verdes ou aumento de fibras para ver se isso fará a diferença.

Os cães comem grama, para vomitar?

Esta é a razão mais freqüente e aceita. A maioria dos especialistas acredita que os cães não podem ser inteligentes o suficiente para usar a erva como medicina quando têm uma dor de estômago. A grama age como um irritante e assim, o animal pode facilmente vomitar se ingerir quantidades excessivas, mas não há um consenso nem afirmações científicas que comprovem a afirmação.



O que posso fazer se meu cachorro come muita grama também?

No caso de uma alta ingesta de grama pelo cão, existem algumas coisas simples que você pode tentar. Os cães podem comer grama por tédio. A falta de atividades fora de casa, por exemplo, ou longas horas trancado no canil, podem levá-lo a buscar brincadeiras com a grama. Uma boa caminhada, passeios ao ar livre, podem distrair o seu amigão e fazê-lo esquecer a “comilança vegetal.”



Jogando com seu cão você evita o tédio.

Deficiências nutricionais também podem ser uma razão para o seu cachorro comer quantidades excessivas de grama. Se você estiver preocupado, fale com seu veterinário que poderá sugerir a mudança para uma dieta de qualidade superior.

O importante é perceber que comer grama é geralmente um comportamento normal e não é um motivo de preocupação de acordo com a maioria dos veterinários. Porém, Algumas gramíneas podem ter sido tratadas com pesticidas ou outros químicos, assim certifique-se sempre que a grama onde seu cão passa o tempo, é livre de produtos químicos, já que estes causam doenças em sua maioria, graves.

A próxima vez que seu cão comer grama, talvez você já vai entender as razões pelas quais o seu cão gosta tanto dessa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário