Seguidores

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Como Comprar seu animal de estimação?

rDepois que decidirmos a raça de eleição, precisaremos nos preparar para realizar uma boa aquisição.
Boa aquisição é aquela que irá nos satisfazer durante, aproximadamente, os próximos 10 anos.
A melhor maneira de decidir, com precisão, é formulando perguntas apropriadas.
Uma espécie de "check-list."
Considerações preliminares
Depois que decidirmos a raça de eleição, precisaremos nos preparar para realizar uma boa aquisição.

1. um cão é um ser vivo e não dá prá trocar na loja, caso o seu comportamento não for o esperado. A decisão de ter um cachorro é muito semelhante à decisão de casar ou não, de ter mais um filho ou não.

2. deve entrar no rol das considerações o fato de ter ou não crianças convivendo... de quem será o cachorro? Um animal não pode ser repartido. Naturalmente haverá uma escala hierárquica de precedência entre os irmãos, embora toda mãe goste de se enganar achando que os direitos são todos iguais. Que um cão não é um brinquedo que deverá ser usado em escala, por exemplo. Um cão, quando entra na matilha (família) torna-se mais um irmão.

3. a agressividade independe da raça escolhida. Existem brasileiros agressivos e pacíficos, africanos violentos e dóceis, alemães que vivem sempre zangados e outros que vivem sorrindo, chineses nervosos e chineses tranqüilos.

4. os cães de guarda, que são geneticamente criados para morder: fila, bóxer, pastor. Se forem, simplesmente, para companhia escolha na relação dos cães de companhia ou até de caça.

5. Pelagem: se você não tiver tempo para cuidar... não compre cães de pelagem longa.

6. um cão não tem mãos para brincar, para trabalhar e para se defender. A ferramenta principal dele é a boca com seus dentes, assim, quando dois irmãos humanos brigam saem tapas e bofetadas... quando um cão briga usa seus dentes, quando brinca também. Portanto um fator muitíssimo importante a ser considerado, talvez muito mais importante do que a raça é o TEMPERAMENTO. Em qualquer raça que recaia a escolha o temperamento deve ser sempre de muita coragem. Quando nós ficamos com medo, apanhamos uma pedra, um pedaço de pau, um 38" enfim nos armamos, se ficarmos com muito medo usamos a arma para nos defendermos. Um cão já nasce com 42 (dentes) na boca, se ele ficar com medo vai usar.
Por isso, o temperamento tem um valor maior do que todos os outros itens: jamais compre ou aceite de graça, um cão medroso. São os que mordem por mais motivos.


Qual a finalidade?
É uma pergunta que quase ninguém se faz antes de efetuar uma compra:
a) Cão de Serviço?
Para responder a esta pergunta teremos que examinar nossa consciência e saber se ele deverá conviver com a família ou sua função será tão somente a de serviço.

b) Cão de Guarda e Companhia?
Nesse caso a escolha deverá ser mais rigorosa quanto ao temperamento.

c) Para Guarda Pessoal ou Territorial?
A escolha deverá recair no macho, para guarda territorial e a fêmea ficará com a responsabilidade da guarda pessoal por ser mais ciumenta que o macho.

d) Para Criação e Exposição?
Neste caso a preocupação maior deverá ser quanto à linha de sangue e as qualidades que o exemplar poderá oferecer à sua prole.


Macho ou Fêmea?
O macho, quando adulto e em todas as raças, é mais rústico, pesado e duro e menos dado à brincadeiras enquanto que a fêmea é mais dócil, meiga, ciumenta e altruísta.

Se a finalidade é de criação deveremos fazer um programa de criação e compramos as fêmeas na seguinte seqüência:
Para ter um desenvolvimento natural o canil deverá começar com uma fêmea; cuidá-la, alimentá-la e exercitá-la.
Quando atingir os 8 meses é o momento de adquirir a segunda fêmea e assim por diante.
Quando o canil tiver conseguido 5 fêmeas é o momento econômico de adquirir um macho.
De acordo com o regulamento de acasalamento, numa ninhada, o macho tem direito a um filhote ou seu valor. A fêmea tem direito aos outros.
A média de filhotes, por ninhada, em raças de porte grande e médio, é de 6 (seis) assim, cada fêmea tem direito a 5 dos seus 6 filhotes.
O macho que cobre 5 fêmeas tem direito a 5 filhotes e, portanto, economicamente terá o mesmo valor de uma fêmea.

Pagar um acasalamento é mais barato que sustentar o macho durante 6 meses.
O que devemos verificar na compra de um filhote:
A aquisição de um padrão da raça escolhida é de importância primordial. Ele descreve como deve ser a raça.

1) SE TEM PEDIGREE
O pedigree, na compra de um cachorro, corresponde ao "certificado de garantia" quando você compra um eletrodoméstico. É a garantia de qualidade e encarece o preço na compra em cerca de R$ 30,00 reais.

2) FALTAS MUITO GRAVES OU DESQUALIFICANTES (dependendo de cada raça)
a) Olhos claros (muito claros) - confira com o padrão da raça a importância desta falta.
b) Nos machos, falta de testículos
c) Prognatismo - confira com o padrão da raça. No bóxer, por exemplo, é uma qualidade.
d) Manchas na trufa - confira com o padrão da raça. No dogue alemão arlequim, não é falta.
e) Manchas no peito e nas patas - confira com o padrão da raça. Algumas raças permitem e em outras, como no cão bernês das montanhas, é qualidade.
f) Timidez e medo de barulho.
g) Cegueira ou surdez.

3) FALTAS GRAVES
a) Manchas brancas confira com o padrão da raça. Algumas raças permitem e em outras, como no cão bernês das montanhas, é qualidade.
b) Mal desenvolvimento: magros, raquíticos, tristes.
c) Filhote que não deita com as pernas para trás: provavelmente já está se iniciando um processo de má formação das articulações coxofemorais.
d) Ergôs (unha de lobo) sem amputar: confira com o padrão da raça. Algumas raças permitem e em outras, como no pastor de brie, é qualidade.

4) REQUINTES - procure fazer uma checagem e adquirir filhotes que:
a) tenham bom temperamento: alegre e líder. Observe seu relacionamento com o dono do canil. Observe seu relacionamento com os outros filhotes. Escolha um brincalhão. Faça algum barulho como bater palmas fortes. Não escolha os medrosos.
b) tenham boa movimentação: observe o filhote andando de preferência sem correr. Confira se ele somente se movimenta com as patas posteriores juntas ou se também as movimenta tocando o solo alternadamente. Os que alternam tem mais chance de excelente movimentação, quando adultos.
c) tenham bom desenvolvimento ósseo: observe o diâmetro do carpo e metacarpo bem desenvolvido.
e) estejam gozando de boa saúde: limpos de vermes — observe se o ventre apresenta erupções do tipo brotoeja ou se apresenta pequenas pústulas tipo acne; observe se os olhos apresentam algum corrimento. Observe se a conjuntiva está corada ou pálida.
SEM DIARRÉIA — espere um pouco conversando com o proprietário do canil e observe as fezes do filhote que você escolheu; o filhote com diarréia está com boas chances de contrair a parvovirose.
BOM APETITE — nunca compre um filhote sem apetite.
CAUDA E ERGÔS — por ocasião da compra os ferimentos da amputação dos ergôs (se tiverem) e do corte da cauda (confira com o padrão da raça: há raças que exigem a amputação dos ergôs e da cauda e outras não) deverão estar completamente cicatrizados.

Um filhote saudável é alegre, brincalhão e tem um apetite insaciável e depois que come, faz seu xixi e seu cocozinho, dorme feito um paxá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário