Seguidores

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cortando as unhas dos Cães e Gatos


Dói? Vai sangrar? Realmente não é fácil cortar as unhas de cães e gatos sem estas preocupações. A maioria dos cães detesta manipulações nas patas, é muita “entrega”. É preciso uma relação de confiança muito grande com quem manipula ou estar submisso/dominado.

Na clínica ou na petshop, além da experiência de quem corta, o animal fica em cima da mesa, se necessário de mordaça (gatos também usam!!) e o trabalho é realizado com mais segurança.

O problema é o estresse. Gatos detestam sair de casa. Os cães gostam, mas de passear…ir à clínica…nem sempre.

O que fazer?

O ideal é desde filhote acostumar seu animal às manipulações. Associe sensações prazerosas, como brincadeiras e petiscos e ao mesmo tempo mexa na boca, nas patas, orelhas e elogie enquanto ele permitir. Quando ele começar a reclamar, pare a manipulação e “mude de assunto”.

É preciso ser persistente e ter paciência. Apresente o cortador de unhas, deixe-o cheirar, lamber e lembre-se de oferecer 1 petisco. Depois de algumas repetições, comece a cortar, só a pontinha sem atingir o vaso sanguíneo que sangra bastante se cortado. Se a unha for preta não dá para visualizar a área ideal de corte. Neste caso, aprenda com um profissional aonde é o limite.

Tenha sempre um produto para parar o sangramento, se necessário. Eles estão disponíveis nas pet shops. Em caso de emergência, experimente colocar farinha, “emassar” o local com sabonete ou até mesmo uma gota de super bonder, mas CUIDADO!!! Não vai ficar colado no seu bicho!!!

Um comentário:

  1. Olá. Recebi um email seu e vim conhecer seu blog. Já estou sendo seguidora. Adoro conhecer blogs!!! Se não conhece o meu, vem conhecer. Está convidado.

    ResponderExcluir