Seguidores

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vacinas para cães e gatos


Vacinas

Garanta a Saúde de seus animais de estimação e da sua familia

Antes de decidir levar um animal para casa, consulte um veterinário.
Todo animal precisa de cuidados com; a alimentação, a sanidade, o temperamento e a sociabilização.
Não utilize venenos e raticidas sem antes consultar o Médico Veterinário. Isto pode significar a vida de seu animal.
A vacinação deve ser feita obrigatoriamente por um Médico Veterinário. Somente ele tem competência para avaliar se as condições de saúde do animal estão adequadas para uma perfeita imunização.
A vacina deve estar conservada sob refrigeração e a seringa deve ser descartáveis.
Leve seus animais de estimação regularmente ao Médico Veterinário, mesmo que eles pareçam saudáveis.
O atestado de vacinação somente terá validade quando assinado pelo Médico Veterinário, sendo indispensável para viagens.
O médico Veterinário deve estar inscrito no CRMV e portar a carteira de Médico Veterinário para o exercício da profissão. Em caso de dúvidas, consulte o CRMV mais próximo.
Não passeie com animais soltos e recolha suas fezes.
Não estimule a violência nos animais. Para treinar cães para guarda, consulte um Médico Veterinário antes de escolher um treinador.

Esquema de Vacinação

O calendário de vacinação o seguinte:

CÃES

33 DIAS
1º DOSE da Vacina Parvovirose e Coronavorose

48 DIAS
2º DOSE da Vacina Óctupla *

69 DIAS
3º DOSE da Vacina Óctupla *

90 DIAS
4º DOSE da Vacina Óctupla *

5 MESES
Vacina Anti-rábica e Nasal ( ou Pneumodog ) #

ANUALMENTE
Reforço Anual das Vacinas Óctupla * , Anti-rábica e Nasal (ou Pneumodog ) #


* Vacina Óctupla protege o animal contra a Cinomose, Coronavirose, Parvovirose, Hepatite Infecciosa Canina, Parainfluenza e Leptospirose.

# Vacina Nasal protege o animal contra Adenovírus canino tipo2, Parainfluenza canina e Bordetella Bronchiseptica.

# Vacina Pneumodog protege o animal contra Parainfluenza canina e Bordetella Bronchiseptica.

Além de vacinar o seu cão, ele deve ser levado em intervalos máximos de um ano para um exame clínico ao Médico Veterinário, onde será administrado o vermífugo para assegurar a saúde do animal e até mesmo do proprietário.

GATOS

2 MESES
1º DOSE Vacina Tríplice* + Leucose Felina

3 MESES
2º DOSE Vacina Tríplice* + Leucose Felina

5 MESES
Vacina Anti-rábica

ANUAL
Reforço Anual da Vacina Tríplice, Leucose e Anti-rábica


* Vacina Tríplice protege o gato contra a Rinotraqueite , Calicivirose e Panleucopnia Felina.

A mesma dica sobre check up e vermífugo de cães e igual para gatos.

Muitas doenças caninas e felinas podem ser prevenidas através da vacinação. Os esquema de vacinação prescritos pelo seu veterinários contribuem muito para a boa saúde e longevidade do seu animal de estimação. A doenças mais importantes para as quais já existem vacinas. São:

Parvovirose Canina: É uma enfermidade infecciosa altamente disseminada, e caracteriza-se por uma severa diarréia hemorrágica e desidratação, podendo variar de intensidade de acordo com a idade do animal. É muito perigosa quando acomete filhote podendo levar a morte.

Cinomose Canina: É uma enfermidade contagiosa que na fase nervosa apresenta em alguns caso queda do posterior do animal, e sendo freqüentemente fatal.

Coronavirose Canina: É uma enfermidade que causa uma infecção intestinal, altamente contagiosa caracterizada por Vômitos e diarréia em cães de todas as idades. Para filhotes a desidratação pode ser muito perigosa.

Adenovirus Canino Tipo 1 e Tipo 2: Causa a hepatite infecciosa e infecção respiratória respectivamente. A hepatite causada pelo Adenovirus Tipo 1 pode provocar lesões severas nos rins até a morte do animal. A Adenovirus Tipo 2 é um dos agentes causadores da tosse dos canis.

Leptospirose Canina: É uma infecção bacteriana que pode produzir lesões permanentes nos rins. Esta doença é facilmente transmitida para outros animais e para o homem.

Parainfluenza Canina: É outro agente causador da tosse dos canis. Embora a Parainfluenza freqüentemente produza infecção respiratória moderada em cães saudáveis, o quadro pode se tornar severo quando a infecção ocorre em filhotes ou animais debilitados.

Raiva: É uma das doenças mais conhecidas e perigosa do mundo. Ë quase sempre fatal. O vírus ataca o sistema nervoso central dos animais. A Raiva é transmitida para humanos quando mordidos por animais doentes.

Panleucopnia Felina: É uma das enfermidades mais comuns em gatos e extremamente contagiosa. Apresenta como principais características a febre, perda de apetite, vômitos e diarréia. A Panleucopenia Felina apresenta alta taxa de mortalidade quando acomete filhotes.

Rinotraqueite Felina: É uma enfermidade respiratória altamente contagiosa. Caracteriza-se por espirros, perda de apetite, febre e inflamação nos olhos dos gatos.

Calicivirose Felina: É uma enfermidade respiratória, que freqüentemente aparece simultaneamente com a Rinotraqueite Felina, os sintomas são semelhante a Rinotraqueite e podendo aparecer ulceras na língua.

Peritonite Infecciosa Felina: Doença dos gatos provocada pelo vírus da FIP ( Peritonite Infecciosa ). O diagnóstico clínico mais comum e dado pelo acúmulo de fluidos dentro da cavidade peritoneal.

Leucemia Felina: É uma doença viral que pode se apresentar de diversas formas. Alguns gatos tem infecções transientes com poucas manifestações clínicas, outras tem infecções persistentes variando a severidade e podendo vir a ser fatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário