Seguidores

terça-feira, 19 de abril de 2011

Câncer no gato


Câncer é uma divisão e crescimento desordenado de células. Ele faz com que as células, ao invés de se dividirem de forma normal e controlada, se dividam em tamanhos diferentes e com funções diferentes das originais. Algumas células cancerosas produzem hormônios, outras nunca param de se dividir.
Esse crescimento desordenado de células, forma o tumor e o espalha pelo corpo. (metástase).

O câncer se classifica em duas categorias básicas: O Sarcoma e o Carcinoma.

O Sarcoma é derivado de tecidos estruturais, como ossos, músculos e tecido conectivo. Ex: O osteosarcoma é um tumor ósseo.

O carcinoma é um câncer que não se deriva de células dos tecidos estruturais, mas sim de células da pele, sangue e tecido glandular. Ex: O câncer de pele.

O câncer se espalha pelo corpo através de um processo denominado metástase. As células cancerosas se desprendem do tumor, caindo na corrente sanguínea ou linfa, viajando pelo corpo, indo se localizar e crescer em outros órgãos.
Lugares comuns de metástase são: Linfonodos, baço, fígado, rins e pulmões, porque são órgãos que filtram o sangue.

Quanto mais adiantado o estágio de crescimento do tumor, mais chances de metástase e pior o prognóstico.

O tratamento para o câncer, dependendo de cada caso, pode ser feito através de cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Uma pesquisa feita pelo Morris Animal Foudation, nos EUA, relata que o câncer é a maior causa de morte de animais domésticos nos Estados Unidos. 32% das causas não acidentais de morte nos gatos é devido ao câncer.

O aparecimento de vacinas, novas drogas, diagnósticos mais precisos com o uso de tecnologia e alimentação mais saudável, fez a expectativa de vida dos animais aumentar e doenças que não chegavam a se desenvolver, agora aparecem nos animais mais idosos, como o câncer e diabetes, entre outras.

A American Veterinary Medical Association listou as variedades de câncer mais comum de ocorrer nos animais:

-Tumores abdominais: Atingem órgãos do abdomen. Comuns mas difíceis de diagnosticar em fase inicial. Os primeiros sinais são aumento do abdomen e perda de peso.

-Tumores ósseos: Raro em gatos.

-Tumores cerebrais.

-Tumores mamários: Fêmeas idosas, tendem a crescer e se espalhar rapidamente pelo corpo. 85% desses tipos de tumores são malignos. A castração precoce da fêmea reduz o risco de ocorrência.

-Tumores da cabeça, pescoço, nariz e boca: Massas nas gengivas, com sangramentos, mau cheiro, dificuldade de comer, são sinais de alarme.

-Linfossarcoma: câncer no sistema linfático que costuma ocorrer em animais de meia idade. Em gatos por volta dos 8 anos.

-Tumores de pele: incidência maior em animais idosos e animais brancos. Eles dão metástase nos linfonodos e pulmões.

-Melanomas: Câncer de pele, usualmente são tumores solitário, pigmentados de negro e podem ser malignos ou benignos. A maior parte dos cânceres de pele nos gatos é maligno.

-Osteossarcomas: Câncer dos ossos que sofrem metástase rápida.

-Tumor de testículos: raro em gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário