Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Gravidez e gatos não conbina cuidado com esse vilão Toxoplasmose

Doença infecciosa originada pelo parasita Toxoplasma gondii, que se encontra em fezes de gatos (multiplica-se no intestino dos gatos), sendo preciso ter especial cuidado com a manipulação das “caixas” de dejectos destes animais; encontra-se também na carne crua.
A mulher grávida pode ser contaminada durante este processo ou em contacto com a terra por onde circulem gatos, e existam fezes, que contém oocistos libertados pelo parasita. Os oocistos resultam do ciclo sexuado do parasita que ocorre apenas nos intestinos dos felinos (não acontece com os cães, por exemplo).
A mulher grávida deve estar atenta porque também pode ser contaminada pela ingestão de alimentos mal cozinhados como a carne mal passada de animais que contenham este parasita. Além disso, as pessoas que trabalham em jardinagem ou mexem habitualmente em carne crua correm também riscos de contrair toxoplasmose.

O que acontece se eu apanhar toxoplasmose?
Os adultos aparentemente saudáveis não apresentam sintomatologia quando infectados.
A sintomatologia é rara e leve, assemelhando-se a uma gripe vulgar. No entanto, se for infectada durante a gravidez, pode passar a infecção ao seu bebé.
Quando a infecção ocorre durante a gravidez representa um risco grande para o desenvolvimento do embrião e do feto; pode causar danos cerebrais (hidrocefalia, microcefalia, calcificações cerebrais e atraso mental) e oculares (cegueira).
Se foi infectada antes da gravidez, 6 a 9 meses antes, com o Toxoplasma gondii, vai tornar-se imune. A mãe deve saber se já teve toxoplasmose, caso já tenha tido, o risco de contrair infecção na gravidez é muito menor.

Como sei se tenho toxoplasmose?
O controlo pré-natal inclui análises para determinar se tem anticorpos. Pode realizar uma análise ao seu sangue para ver se teve contacto recente ou passado com o parasita, através da determinação dos anticorpos para o Toxoplasma gondii (anti IgG e a IgM).
Esta análise deve ser efectuada o mais cedo possível (o período mais perigoso para apanhar toxoplasmose é no 1º trimestre da gravidez); de preferência deve ser efectuada antes da gravidez.
Se não fizer a análise e se não souber se está imune ou não, deve tomar todas as precauções.

Como posso prevenir a toxoplasmose?
Evitar contacto com gatos vadios.
Não deixar o seu gato sair para evitar a sua contaminação durante a gravidez e se possível ter alguém que ajude no tratamento dos dejectos do seu gato.
Se tiver mesmo de o fazer, deve usar sempre luvas e evitar a aspiração durante o tratamento da caixa de dejectos, que deve ser mudada diariamente e passada por água a ferver. Os oocistos demorarão 1 dia a tornarem-se infecciosos.

CUIDADOS:

•Lavar sempre bem as mãos depois de tratar dos dejectos do gato (os gatos são portadores, ainda que não sofram da doença);
•Usar sempre luvas na jardinagem e lavar muito bem as mãos após;
•Cozinhar muito bem a carne 15 a 20 min antes do consumo (esta bactéria é muito sensível ao calor e destrói-se a altas temperaturas); evitar comer carne mal passada, ovos crus, vegetais mal lavados e frutas não descascadas;
•Evite enchidos: alheiras, chouriços, presuntos, negritos, farinheiras, etc.
•Não beber leite não pasteurizado;
•Lavar as mãos antes de comer;
•Ter cuidado com alimentos que foram expostos ao ar e que correm risco de ser contaminados por moscas ou baratas, insectos que propagam frequentemente a toxoplasmose.
E se contraí a toxoplasmose?
No caso da análise sugerir a infecção recente, tem que ser feito o despiste de infecção no bebé.
Actualmente, faz-se a pesquisa do Toxoplasma gondii no líquido amniótico, pelo que terá de fazer uma amniocentese (sempre depois das 4 semanas após a suspeita e nunca antes das 18 semanas de gravidez).
Existem sinais ecográficos que indicam também a suspeita de infecção no feto.
O bebé deve ser seguido até ao primeiro ano de vida (cerca de 1/3 das situações não são passíveis de ser diagnosticadas antes do nascimento).
Caso a grávida contraia a doença, o médico indicará um tratamento que não acarreta qualquer risco para a gravidez e diminui o perigo de infecção do feto

Nenhum comentário:

Postar um comentário