Seguidores

domingo, 17 de abril de 2011

Agosto:Mês do cachorro louco



Mês do desgosto, do cachorro louco e do azar, será? O mês de agosto é conhecido como o mês do cachorro louco por ser a época em que acontece a vacinação de animais contra a raiva, ou também chamada de hidrofobia.

Apesar do contágio dessa doença poder ocorrer em qualquer época do ano, durante esse período há grande número de cadelas no cio, aumentando assim a aproximação dos animais e o acasalamento, propiciando o crescimento na transmissão da doença.

A vacinação é o único modo de prevenir o contágio da raiva. Cães e gatos a partir dos três meses precisam receber a dose da vacina uma vez por ano. Já as fêmeas em gestação devem esperar o desmame dos filhotes.

A transmissão acontece quando o vírus, que fica na saliva do animal infectado entra no organismo por meio da pele ou da mucosa da vítima. Isso pode ocorrer através de mordidas, arranhões e até lambidas. Quando cães e gatos estão infectados, mesmo não mostrando nenhum sintoma, começam a transmitir o vírus.

A raiva é uma doença muito perigosa, sendo que o vírus, seja no homem ou em outros animais, se aloja no cérebro onde pode ficar em processo de incubação por até um ano.

Os principais sintomas da raiva nos animais são as mudanças dos hábitos alimentares, agressividade, problemas para engolir, além de paralisia das patas traseiras. Já nos humanos, a doença provoca insônia, espasmos, depressão, falta de apetite e convulsões.

A raiva foi reconhecida por volta de 2300 A.C. O químico e biologista francês Louis Pasteur, juntamente com os médicos Roux e Chamberlain e o veterinário Thuilier,desenvolveram a vacina contra essa doença que foi aprovada pela Academia de Medicina de Paris em 15 de agosto de 1884.

Durante muitos séculos, até a descoberta da vacina, apenas falar a palavra raiva já causava um sentimento de pavor nas pessoas. A doença condenava as vítimas à morte depois de muito sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário