Seguidores

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Problemas de Agressividade e Nervosismo Felino



Algumas formas de agressividade fazem parte do comportamento natural do gato, como: agressão contra outros gatos estranhos que invadam seu território, uma mãe gata defendendo seus filhotes de intrusos, etc.

O nervosismo de um gato pode ser por causa genética, experiência traumática anterior ou gatos que até 8 semanas de vida não tiveram muito contato com humanos.

A agressão contra pessoas não é comum, normalmente quando ocorre é devido a:

- Dor: Quando sente dor o gato não gosta de ser tocado ou incomodado.

- Reação ao toque: Segundo especialistas em comportamento, alguns gatos arranham ou mordem a mão de quem os acaricia, porque se sentem vulneráveis quando relaxam. Ao relaxar, surge a sensação de insegurança e medo e reagem com agressão. Após agredir, eles pulam rápido para o chão e se lambem para se acalmar.
Com a idade o gato costuma ficar mais calmo.
Nesses tipos de agressividade é preciso ajudar o seu gato a se sentir mais seguro quando tocado. Sente com ele num momento bem calmo, silencioso e sem interrupções. Faça carinhos curtos e pare antes que ele reaja. Recompense com comida e palavras, de forma relaxada e calma. Nunca castigue, para não reforçar a idéia de medo e ameaça ao toque.

- Agressividade re-direcionada: Muito ocasionalmente, os gatos podem agir com agressividade sem razão aparente, "atacando" seus donos quando estes passam por ele ou tentam ter acesso a um parte específica da casa. Isso é mais comum em gatos que não têm com quem brincar e extravasar suas energias. Gatos que vivem com outros não têm esse problema.
Gatos fazem parte de um grupo de animais denominado "predadores". Se fizéssemos uma planta da estrutura básica de um gato, viríamos que entre ele e um tigre, a única coisa que difere é o tamanho. Felinos são máquinas de caçar perfeitas. Por isso, mesmo doméstico, o instinto de caça deles é muito apurado.
A percepção de movimento é um componente muito importante na técnica de caça do gato, seus olhos e ouvidos estão bem preparados para captar movimentos. Quanto mais rápido o movimento, mais o instinto de caça é estimulado.
Para melhorar esse tipo de comportamento, o ideal é fazer com que seu gato gaste suas energias com brinquedos próprios para gatos, lugares para escalar, brincando de esconder petiscos para ele encontrar, etc.

- Agressividade entre gatos:

Normalmente não há problemas em se possuir mais de um gato. Algumas dicas importantes para manter a harmonia doméstica:

Quando introduzir um gato novo em local onde já vive outro, nos primeiros dias, não os apresente logo. Deixe-os separados. Aos poucos irão percebendo que há outro animal na casa, sentirão seu cheiro e não serão pegos de surpresa.

Você pode pegar tolhas e cobertores com o cheiro do novo gato e colocar para o mais velho cheirar.

Tenha muita paciência nos primeiros dias, quando os gatos ainda estarão se conhecendo.

É mais fácil introduzir um filhote do que um gato adulto, num local onde já haja um gato adulto. Muitas vezes o mais velho assume o papel de pai ou mãe, tomando conta do mais novo.

Corte as unhas deles antes de apresentá-los. Grandes amizades começaram com muita agitação e pequenos desentendimentos.

- Não os deixe a sós, até ter certeza de que se acostumaram um com o outro. Se precisar deixa-los sozinhos, deixe-os separados.

- Seja imparcial e os trate com igual atenção e carinho, evitando que sintam ciúmes.

-Ao contrário da crença popular, cães e gatos podem se tornar amigos, desde que se siga o mesmo processo de ajuste.

- Quando começarem a se conhecer e ficar no mesmo local, ofereça comida a eles, para que associem a presença do outro com algo bom.

Algumas vezes, mesmo gatos que sempre se deram bem por anos podem começar a ter problemas de relacionamento. É preciso avaliar o que mudou na rotina deles, para encontrar e resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário