Seguidores

terça-feira, 12 de abril de 2011

Como dar banho no seu gatinho?


Método para dar banho no seu gato:

* Primeiro apronte tudo: água morna; bacia ou pia que irá usar; toalha de banho ou tapete de borracha no fundo da pia ou bacia, para que o gato possa se segurar nela com as unhas e se sentir mais seguro; sabonete próprio para gatos (sabonetes humanos ressecam demais a pele do gato); tolha bem felpuda para secá-lo e dependendo do gato, você poderá depois da toalha usar secador de cabelos, mas a maioria dos gatos não gosta do barulho e ficam muito nervosos.

Encha a bacia ou pia com água antes de colocar o gato dentro, para que ele não se assuste com o barulho da água.

Ter as unhas do gato aparadas antes do banho, melhora as suas chances de não ser arranhado.

Escovação do pêlo

A escovação do pelo do seu gato é muito importante, evita a formação de bolas de pêlo no estomago deles.
Comece a escovar o pêlo dele quando ele ainda for filhote, para que ele acostume.
Se o gato for de pêlo curto, não necessitam de tanto cuidado, mas também devem ser penteados e escovados, e depois umedeça um pedaço de tecido e passe pelo seu pêlo.
Os gatos de pêlo longo devem ser escovados de preferência 2 vezes ao dia, por cerca de 5 minutos. Use pente de metal com dentes largos e escova de cerdas duras, assim ele ficará fofo quando você terminar. Certifique-se que desembaraçou bem os pelos do seu gato, ou ele ficará com um emaranhado impossível de desfazer, só sendo cortado. Pentei o gato por inteiro, não se esquecendo do abdomen e áreas em baixo das pernas.
Existem pentes e escovas especiais para o seu gato, em lojas de animais.

Olhos e orelhas

A cera de ouvido pode ser removida com cotonetes, com cuidado. Isso deve ser feito 1 vez por mês.

No canto dos olhos, próximo ao nariz, ocorre uma formação dura, que pode ser retirada com cuidado com soro fisiológico levemente morno.

2 comentários: