Seguidores

sábado, 2 de abril de 2011

As cores dos Gatos



Para compreender como funciona a coloração dos gatos, se faz necessário uma pequena explicação sobre gens.

Cada gato tem um par de genes para cada característica física que possua. Um gen é herdado do pai e outro da mãe.
Cada gen pode ser dominante, representado por uma letra maiúscula ou recessivo, representado por uma letra minúscula.
Por exemplo: Um gato preto puro, terá os dois gens da cor preta, sendo representado B/B(dominante).
Um gato chocolate puro, terá os dois gens da cor marrom b/b(recessivo).

Nesses dois casos, preto e marrom puros, os gatos são homozigotos, já que os dois gens são iguais.
Se o gato preto carregasse um gen para marrom, ele seria heterozigoto e seria representado por B/b. Ele recebeu gens diferentes de cada pai.
Por ser o preto dominante ele não deixa o marrom se manifestar, portanto um gato preto homozigoto (B/B) em nada difere fisicamente da cor de um gato B/b.


- Gatos amarelos

O amarelo nos gatos é uma característica proveniente do gen ligado ao sexo, o X.
Existem vários tons de amarelo, podendo ir do bem claro ao laranja escuro, quase vermelho.
O macho só precisa ter o gen para a cor amarela, no seu único cromossoma X, para ser amarelo.
Já na fêmea, se ela for heterozigoto - tiver um X para amarelo e o outro não- poderá ser amarela, tartaruga ou tricolor (preto, branco, amarelo), dependendo do gen dominante.

Se a fêmea for homozigoto para amarelo - amarelo nos dois X- ela será amarela.
Por exemplo: Uma fêmea com um X para amarelo e o outro "X" com o gen do preto, teremos uma gata amarelo e preto.
Se em um dos dois X dessa fêmea houver o gen branco(dominante), ela será tricolor.

É por isso que vemos mais machos na cor amarela do que fêmeas. Essa também é a razão dos machos tricolores serem raros. É necessário ter os dois cromossomas X para ser tricolor. Os machos tricolores têm algum tipo de anomalia cromossomial, a mais comum, é ter 2 X, apesar de ser macho (XXY) e isso acarreta na esterilidade do gato.
A afirmação de que tricolores são fêmeas é certa em 99,99% dos casos.

Estatisticamente, existe 1 fêmea amarela para cada 3 machos amarelos.

As cores de um filhotes de uma fêmea tricolor, irão depender das cores do pai. Ela pode produzir filhotes não amarelos, misturados, tigrados, preto e amarelo e filhas tricolores. Ser tigrado irá depender dos gens do pai e todos os filhotes podem ter manchas brancas.


- Gatos com manchas brancas

Manchas brancas são muito comuns e variáveis. Podem se restringer apenas aos dedos, pés, pernas, nariz, queixo, barriga, peito, até uma grande mancha abrangendo várias partes do corpo ao mesmo tempo.
Alguns gatos apresentam apenas o tigrado na cabeça e rabo, sendo o restante branco. Muitas vezes são chamados de branco malhados. Mas na verdade eles são tigrados malhados de branco, já que o gen branco esconde o tigrado.

As manchas brancas são dominantes com grau variável de apresentação. Os gatos homozigotos para branco, costumam ter mais branco do que os heterozigotos. Mas há outros gens que influenciam isso.
O gen para manchas brancas pode criar gatos de olhos azuis, ou apenas com um olho azul. O gen branco é associado à surdez, se este branco atinge as orelhas. A surdez pode ser bilateral e é causada por uma degeneração da Clóclea no ouvido interno, que tem início alguns dias após o nascimento. Nem todo gato branco de olhos azuis é surdo. A surdez não impede o gato de ser um ótimo animal doméstico. Ele apenas não deverá sair, já que não conseguirá ouvir ruídos como motores de carro, buzinas, etc.
Gatos brancos podem ter manchas brancas, só que estas ficam invisíveis.

-Gatos tigrados ou rajados

Os gatos tigrados possuem uma linha, semelhante a um risco de caneta, na face, saindo do canto externo dos olhos. Marcas ao redor dos olhos e um M, na testa.
Olhando seu pêlo de perto, vemos que ele tem bandas em cada fio, alternando bandas claras e escuras. Essas bandas são chamadas agouti.
O tigrado, é considerado como a cor original dos gatos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário