Seguidores

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Movimentos Felinos


O gato é um animal de movimentos harmoniosos e ágeis, possui passos suaves e unhas retracteis que tornam os seus passos silenciosos. Quando perseguido ou assustado, pode deslocar-se rapidamente por meio de uma série de saltos que o põem fora de perigo.

Mas, em terreno plano a sua corrida é mais lenta que a do cão. E é por esta razão que ele tenta subir em árvores ou escalar muros com a ajuda de suas garras.

Qualquer que seja a maneira que o gato caía, ele consegue aterrar sobre as patas, graças ao seu sentido de equilíbrio, que permitem que ele se contorça no ar.

Embora gatos sejam trepadores bastante eficientes, algumas vezes eles caem e, quando isto acontece, entra em acção um mecanismo bastante interessante, que faz com que seu corpo se endireite rapidamente.

Quando começa a cair, com o corpo virado para baixo, inicia-se uma reacção automática na cabeça e no rabo do gato. Inicialmente, a cabeça gira até ficar de frente para o chão.

Imediatamente as patas dianteiras colocam-se perto do focinho, para protege-la do impacto. Uma fracção de segundo depois, a parte superior da espinha é alinhada com a cabeça. As patas dianteiras esticam-se preparando-se para aterrar.

O gato então torce a parte traseira de modo a alinha-la com a frente do corpo. Finalmente, quando está próximo do chão, o gato estica todas as quatro patas em direcção ao chão e arqueia as costas, de modo a reduzir a força do impacto. É interessante notar que, durante todo o movimento, o rabo está erecto e girando como um propulsor, ajudando a equilibrar o corpo.

Se a queda for muito baixa ele não tem tempo de se virar, por isso é espantoso como alguns gatos que caíram de andares elevados e sobreviveram apenas com alguns ferimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário