Seguidores

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cruzamentos de raças diferentes

Enquanto que alguns especialistas se preocupam em manter a pureza (pedigree) de uma determinada raça, outros agoram tentam misturá-las para obter um cão com características inusitadas.

Normalmente quando as pessoas vão comprar um filhote, muitas delas se preocupam se o cão possui pedigree. O pedigree é um "atestado" da pureza de uma raça. Um cão que possui pedigree tem sua
linhagem inteira conhecida. Segundo a matéria "Que cachorro é este?" "uma raça pura de cão é criada a partir do cruzamento controlado de animais com caracterísitcas que o criador deseja salientar." O X da questão é que, ao se realizar estes cruzamentos, há uma redução na diversidade genética e aumenta a probabilidade do aparecimento de doenças. Estima-se que 25% dos animais com pedigree possua alguma doença de origem genética (devido aos cruzamentos consanguíneos). Segundo o que já se sabe da genética, o cruzamento entre raças diferentes aumenta a diversidade... sob este aspecto, a mistura entre raças é vantagosa e necessária para garantir a existência de uma espécie.

A miscigenação (mistura) de raça caninas, têm se tornado uma febre em alguns países como o Canadá, Inglaterra e Austrália. As pessoas que trabalham na mistura de raças estão sendo conhecidas como designers de cães. O objetivo desta mistura entre raças é obter um cão hibrído, isto é, um cão que herde as qualidades desejadas de cada uma das raças. Por exemplo, alguma pessoa pode ser doida para ter um labrador, mas talvez não o tem por restrições de espaço (tipo morar em apartamento). Então, imagine um cão do de porte médio, possuindo algumas características de um labrador (dócil, inteligente e obediente). Este é o objetivo dos designers de cães. Contudo, em um cruzamento deste tipo, poucos são os filhotes que herdam as qualidades desejadas. Então, para os que desejam comercializar este cães híbridos, é necessário que haja uma seleção dos cães de melhor temperamento.

Pode parecer brincadeira, mas nos Estados Unidos, muitas pessoas pagam grandes quantias por um destes cães híbridos. O valor pago por um destes híbridos é, muitas das vezes, bem superior ao de um cão com pedigree. Nos Estados Unidos já existe um Clube de Cães Híbridos, contendo mais de 400 raças híbridas. Apenas a título de curiosidade, vamos citar algumas "novas" raças:

Labrador + Poodle = Labradoodle

Pug + Beagle = Puggle

Cocker Spaniel + Poodle Toy = Cockapoo

A Federação Cinológica Internacional (FCI) não aceitam os cães híbridos e para eles, esta história de misturar raças "não passa de mera maluquice dos americanos", diz Carlos Manso que é árbitro da Confederação Brasileira de Cinofilia à Revista Veja na matéria sobre o tema.

Apesar das vantagens aparentes que podem ser obtidas de um cruzamento entre raças, não é possível, ainda, garantir o comportamento de um cão híbrido. Pode-se obter um animal muito dócil ou uma verdadeira ferinha.

Mas, a notícia está aí.. a moda já foi lançada. Resta a você optar por aderir ou não a ela. O mundo é assim, existem opções para todos os gostos e bolsos.

5 comentários:

  1. Adorei o blog, mas achei ruim de ler o conteúdo riquíssimo de vocês, devido as cores usadas...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do assunto tratado, mais poderia ter imagens dos cães que foram cruzados.
    Se quiser parceria, meu blog é http://mundohamster-x.blogspot.com/ me manda um email carloshenriquealbino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. tenho um cachorro chow chow, ele cruzou com minha lhasa apso, será que tem perigo na hora do parto?

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que pode aver um ploblema genetico mais consulte um veterinario ok

    ResponderExcluir