Seguidores

quinta-feira, 24 de março de 2011

Brincadeira tem hora, proteção não.

Em tempos de chuva, muitas doenças começam a se proliferar. Os pets sofrem com a umidade do ar e os donos precisam ficar atentos com a prevenção, principalmente no que diz respeito às doenças infectocontagiosas, além de endoparasitárias e a conhecida gripe canina.

Cães e gatos podem ser atacados por uma diversidade de vermes que se instalam no sistema digestivo, principalmente, e o maior problema é que as infestações costumam resultar da ingestão de ovos ou larvas presentes no ambiente contaminado.

“Nesse período de chuvas, é importante que o proprietário esteja atento às condições de saúde do animal”, alerta a médica veterinária e tutora Danielle Pereira.

No caso das verminoses, por exemplo, os principais sintomas são a perda de peso, falta de apetite ou ingestão de terra, dor abdominal, diarreia, apatia, vômitos. Além disso, o animal pode ainda ter coceira na região anal devido à presença de vermes nas fezes.

A melhor maneira de prevenção é sempre ter a vacinação em dia, a partir dos dois meses de vida. As vacinas para prevenir o animalzinho são: antirrábica, óctupla, além da que protege contra a tosse nos cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário