Seguidores

terça-feira, 22 de março de 2011

Doenças mais comuns nos cães



Fique atento a algumas doenças que podem afetar seu cãozinho. Aqui seguem as mais comuns, mas é bom sempre levar o animal ao veterinário para um acompanhamento e prevenção das doenças.

Tosse canina
É uma infecção respiratória. Geralmente é comum em lugares onde ficam muitos cães juntos, por exemplo, os canis. Esta infecção faz com que a traquéia, a laringe, e os brônquios, fiquem inflamados. O cão infectado desenvolve uma tosse de fraca a grave, o nariz também pode escorrer, de cinco a dez dias após a exposição. Pode ser tratada com antibióticos e muito repouso.

Coronavírus
Essa doença ocorre quando o cão entra em contato com as fezes ou outras excreções de cães infectados. O caso é mais grave em filhotes ou cães estressados ou que não estejam com boa saúde. Fique atento se seu cão estiver tristonho, vomitar, especialmente se for com sangue, e não quiser comer. Diarréia e fezes com cheiro muito forte e sangue ou uma cor estranha um pouco alaranjada também são indícios da doença. Geralmente o veterinário indica reposição dos líquidos perdidos devido ao vômito, e medicação para diminuir a diarréia e vômito.

Cinomose
É uma doença altamente contagiosa e pode ser transmitida pelo ar ou contato direto. Se o cão for forte e estiver com um bom sistema imunológico pode sobreviver, mas se não estiver muito bem de saúde as chances são poucas. Em primeiro estágio, o cão apresenta febre, não quer comer, não tem energia e seus olhos e nariz começam a escorrer. Com o passar do tempo, a secreção fica espessa, amarela e pegajosa. Leve seu cão imediatamente ao veterinário. No segundo estágio a doença pode afetar o cérebro e até mesmo a espinha dorsal. Ele começa a babar, sacudir a cabeça. Pode ter convulsões, fazendo com que ande em círculos, caia e chute o ar. Depois pode parecer confuso, andando sem rumo e se encolhendo frente às pessoas. Nesse estágio são difíceis as chances dele sobreviver. Os que sobrevivem tem danos neurológicos. Tem maior probabilidade de infectar filhotes de nove a doze semanas de idade. O veterinário indicará medicação intravenosa e antibióticos para combater os sintomas secundários.

Leptospirose
Acontece quando a urina de animais infectados entra no corpo do cão através de alguma ferida que está aberta na pele ou quando ele ingere alguma coisa infectada pela urina. Os sintomas incluem febre, perda de apetite, depressão e letargia. Geralmente ataca os rins, por isso o cão infectado pode andar encolhido devido a dor nos rins. Aparecem úlceras na boca e língua, que pode ficar com uma cobertura marrom espessa. As fezes contêm sangue e ele começa a ter muita sede podendo vomitar, por isso ele bebe muita água. A doença é combatida com antibióticos, porém o tratamento deve ser iniciado rápido ou o animal pode não sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário