Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2011

A sexualidade


É por volta de seis a doze meses de vida que as fêmeas caninas têm seu primeiro cio e daí ocorrerão a cada seis ou oito meses durando aproximadamente de dez a quinze dias, sendo que entre as fêmeas felinas eles estarão presentes a cada três meses. No início, o único sinal perceptível é um inchaço na vulva; essa região estará mais gordinha e avemelhada. A seguir vêm os primeiros pinguinhos de sangue.

Por se preocuparam muito com sua higiene pessoal, as cadelas estarão constantemente lambendo suas partes íntimas, por isso quase não percebemos sinais de sangramento; somente quando o fluxo torna-se mais intenso é notado manchas de sangue pela casa. Nessa fase, machos já se interessam sexualmente; de longe são capazes de farejar o cheiro do cio quando aparecem fazendo plantão no portão. Algumas fêmeas podem permitir que macho: aproximem, mas não permitem o acasalamento, isso se explica por elas ainda não ter entrado em seu período fértil que é a única situação em que elas aceitam. Esse período ocorre em geral por volta do nono ao décimo quarto dia do ciclo e nessa fase o sangramento já não é tão intenso, podendo inclusive ter cessado. Esse são os dias "perigosos".

Sexo só para maiores de dezoito!. Aos dezoito meses, a maioria das fêmeas estão entrando em seu terceiro cio e essa é a época para o primeiro cruzamento. Antes dessa idade seu organismo não estará totalmente preparado para dar cria. COm um ano e meio os machos já estão atingindo a maturidade sexual; eles não possuem cio, o que significa que estão sempre dispostos. Se uma cachorra cruzar com diversos machos num mesmo cio, poderá ter filhotes dos diferentes pais.

A gestação dura aproximadamente dois meses. Por coincidência, após dois meses passando o cio, algumas cachorras mesmo não tendo cruzado, pensam que estão grávidas. É a famosa gravidez psicológica e que ocorre com muita freqüência. O comportamento é bastante curioso: choram por tudo e por nada, passam grande parte do dia escondidas embaixo de móveis, raspam o chão, picam jornais e pedaços de pano, colecionam brinquedos cuidam deles como se fossem filhotes recém-nascidos, as tetinhas ficam cheias de leite.

E os anticoncepcionais ?. As injeções utilizadas para esse fim são a base de hormônios que inibem o cio, mas provocam conseqüências bastante sérias, como o aparecimento de tumores de mama e infecção uterina (piometra), onde o único recurso para solucionar esses problema já estabelecidos será a castração. Portanto, para evitar uma série de complicações sofrimentos e gastos, castrar é uma atitude de amor e proteção ao animal, pois procriar não sinônimo de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário