Seguidores

sábado, 19 de março de 2011

Você é a favor ou contra a castração ?

                        
As cirurgias eletivas para evitar a reprodução de cães e gatos, chamadas popularmente de castração, denominam-se orquiectomia para os machos, e ovariosalpingohisterectomia (OSH) para as fêmeas. A castração é o método mais eficaz de se evitar a gestação. São cirurgias muito difundidas e ajudam, ainda, no controle populacional de cães e gatos errantes, sem domicílios, já que o aumento de animais soltos na rua, sem condições de higiene e de sanidade adequadas, contribui para a disseminação de muitas doenças, principalmente as zoonoses.

As zoonoses são doenças transmitidas ao homem através dos animais e hoje, considera-se a castração um dos métodos mais efetivos e humanitários no controle destas doenças. Mas a castração não é indicada apenas para os animais que não têm um lar. O seu cão ou gato também pode se beneficiar dela. Entenda como.

A orquiectomia consiste na retirada dos dois testículos do cão ou do gato. É uma cirurgia tecnicamente simples, e a recuperação pós-operatória é rápida e não exige grandes cuidados. Já a OSH consiste na retirada dos dois ovários e do útero, sendo necessária a abertura da cavidade abdominal, motivo que a torna uma cirurgia mais elaborada. Entretanto, seguindo-se os cuidados pós-operatórios prescritos pelo médico veterinário, a recuperação da cadela ou da gata é tranqüila, e os pontos são retirados entre 7 e 10 dias depois da cirurgia.

Alternativas como a retirada apenas dos ovários ou apenas do útero não constituem uma boa opção. Elas podem resultar em problemas futuros bastante comuns, como o estro ou cio recorrente e a infecção uterina, os quais, fatalmente, necessitarão de nova intervenção cirúrgica. Só que, neste caso, dotada de complicações.

Embora sejam cirurgias mutiladoras, elas trazem muitos benefícios. Nos machos, a retirada precoce dos testículos pode evitar que o animal desenvolva comportamentos indesejáveis, como a demarcação de território, pelo ato de urinar pela casa e nos objetos. Evita, ainda, que o animal que tem acesso à rua saia atrás de fêmeas no cio. Isto pode prevenir brigas pela disputa da fêmea e a aquisição de doenças sexualmente transmissíveis. Mais tardiamente, pode, ainda, prevenir o desenvolvimento de doenças prostáticas e tumores testiculares.

Entre os métodos contraceptivos para as fêmeas, considera-se que a OSH seja o mais efetivo e seguro. A utilização de anticoncepcionais não encontra eco entre os médicos veterinários, e pode resultar em problemas sérios, como o desenvolvimento de tumores de mama e infecção uterina, também denominada piometra. Ambas constituem doenças que podem culminar com a morte do animal, caso não se intervenha a tempo.

A OSH também pode atuar profilaticamente na prevenção do tumor de mama em gatas e cadelas, desde que realizada precocemente. Neste intuito, preconiza-se a castração antes do primeiro cio, sem que a fêmea tenha atingido a puberdade e passado pelas mudanças hormonais relacionadas a esta fase. Mas, se realizada até antes do terceiro cio, ainda traz benefícios na prevenção do tumor de mama. Caso seu animalzinho já tenha ultrapassado os dois anos e meio de idade, a castração continua sendo o método mais eficaz de se evitar a procriação. Apenas vale lembrar que, nesta idade, não atua prevenindo também o desenvolvimento de um tumor mamário.

Ao contrário do que é dito popularmente, as cadelas e gatas não precisam procriar para evitar doenças reprodutivas, a maternidade não precisa ser imposta a elas como garantia de uma vida mais saudável.

Como podemos simplificar esta orientação? O que fazer para evitar que meu animalzinho procrie?

As cirurgias eletivas são as melhores opções e os benefícios serão maiores quanto mais cedo forem realizadas. É importante saber que, para submeter qualquer animal a uma cirurgia, ele deve estar saudável. Isto significa não ter nenhuma doença, como também ter a vacinação e a vermifugação em dia. Neste caso, a cirurgia deve ser feita após a imunização do filhote. Só então ele será candidato a uma cirurgia eletiva ou de conveniência. Como o próprio nome diz, a data da cirurgia é marcada conforme a conveniência do proprietário e do médico veterinário responsável.

      
Você deve estar se perguntando: há contra-indicações? Meu animal corre algum risco?

Bom, uma resposta de cada vez...
Não há contra-indicações desde que seu animal esteja saudável, independente da idade que ele tiver. Cadelas no cio tornam a cirurgia mais difícil e mamães amamentando devem desmamar primeiro os filhotes. Claro que animais mais jovens são melhores candidatos a cirurgias do que os idosos. Mas o que importa é a saúde geral dele. Para tanto, são solicitados exames pré-operatórios, como exame de sangue e outros que avaliem a condição do fígado, rins e coração, já que toda cirurgia implica certo risco.

Sim, há risco, como para qualquer um de nós que venha a se submeter a um procedimento anestésico ou cirúrgico. A cirurgia de uma cadela ou de uma gata requer procedimentos anestésicos mais elaborados, como uma anestesia geral. Mas estes riscos são minimizados diante de uma conduta séria e responsável do profissional que você escolheu e que, certamente, lhe dará todo o suporte para esclarecer as suas dúvidas e lhe passar a segurança necessária.
 
Será que devo mesmo submeter meu animal a uma castração? Tenho outra opção para evitar sua procriação sem uma intervenção cirúrgica?

Vale lembrar que, para evitar a procriação, basta isolar seu animal no período de cio das cadelas e gatas. Mas nem todos os proprietários têm esta opção. Às vezes possuem mais de um animal; por outras o cãozinho adora passear pelas ruas, ou a gatinha pelos muros da cidade... Se este for o seu caso (ou melhor, de seu animal), procure mais informações sobre a castração e compreenda que os benefícios serão maiores que os riscos.

É verdade que os animais engordam depois da castração?

Bom, animais que não forem submetidos à dieta adequada e a exercícios regulares engordam, sim, não apenas os que forem castrados. Este problema pode ser evitado através de uma nutrição balanceada. Há rações específicas no mercado, e a atividade física deve ser incentivada. Ou seja, a qualidade de vida que seu animal terá é influenciada por uma série de fatores, e muitas doenças podem ser prevenidas atualmente. Visite o médico veterinário regularmente, leve seu animal a consultas periódicas e substitua as preocupações pelos momentos felizes que ele irá lhe proporcionar.
Boa escolha!


                              

Um comentário:

  1. sou contra acho que os dono é que deveriam de ser capados pois foram incompetentes com os animais os deixando abandonados.

    ResponderExcluir