Seguidores

segunda-feira, 21 de março de 2011

Os gatos e suas brincadeiras



Fato: os gatos são menos ativos que os cães. Muitas vezes eles preferem uma almofada fofinha a um passeio no parque.

Mas não é por isso que gatinhos não precisam brincar! Se você mora em um apartamento e seu gatinho não pode sair pra dar um rolê na rua e conhecer novos amigos, você vai ter que reservar um tempinho pra brincar com ele, para que o pobre felino não se sinta entediado e abandonado.

As brincadeiras dos gatos, diferente dos cães que buscam a bolinha e correm babando atrás do frisbee, são voltadas para as atividades que simulam a caça. Para um gato qualquer coisa vira brinquedo! O meu Cotoco a-do-ra-va brincar com bolinha de papel amassada (hoje ele dorme o dia inteiro…), ficava lá jogando a bolinha de um lado pro outro e correndo atrás.

Claro que existem os brinquedos especiais pra gatos, que costumam vir recheados de Catnip (lembra dela? Não?! Leia aqui!) mas, se a grana tiver curta, qualquer coisa serve…bolinha de papel, novelo de lã, brinquedo de dar corda, carrinho… o segredo é ser alguma coisa que se movimente, para que o seu pequeno caçador possa gastar as energias.

Um brinquedo divertido, que os gatos adoram e que é super fácil de fazer é a ‘vara-de-pescar’. Você pega uma vara de madeira, plástico, PVC…sei lá… amarra um fio ou uma linha em uma das pontas e, na outra ponta do fio, prende um brinquedo e começa a atiçar o gatinho com o brinquedo -arrastando pelo chão, pulando pra cima e pra baixo.. – para que ele possa tentar pegar. É importante deixar o gatinho pegar o brinquedo de vez em quando para que ele continue curtindo a brincadeira e sendo estimulado a brincar mais.

Os gatinhos filhotes aprendem a ser independentes por meio das brincadeiras. É brincando que eles aprendem a caçar o alimento por isso, é muito importante estimular os filhotes com brincadeiras! Os gatinhos mais tímidos, que chegaram recentemente na casa e ainda não estão acostumados com o espaço, irão se soltar mais rápido e se acostumar melhor com o ambiente se tiverem alguém com quem brincar pelo menos uma vez por dia.

Conforme os gatos vão crescendo eles vão ficando mais preguiçosos e o ritmo da brincadeira diminui consideravelmente, mas mesmo assim é sempre importante você reservar uns minutos do seu dia para brincar com o seu gatinho, já que isso reforça a amizade entre vocês e serve pra quebrar o tédio e queimar calorias do seu amigo felino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário