Seguidores

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ração balanceada X Comida caseira vantagen de se oferecer um alimento industrializado balanceado para cães e gatos

Naturalmente livres, os parentes ainda selvagens do cão (lobo, chacal, dingo, raposa etc) e do gato (leão, tigre, leopardo etc) escolhem instintivamente na natureza , alimentos que forneçam nutrientes adequados à sua dieta de subsistência. Os cães e gatos, hoje tão conhecidos, criados e apreciados, são membros do grupo de animais denominados de estimação, isto é, foram domesticados e vivem intimamente junto de seus donos.

Dessa maneira, ficam impedidos de praticar o exercício da caça, o que torna sua alimentação condicionada e suprida exclusivamente pelo proprietário. Enquanto na natureza, alimentam-se principalmente das vísceras, tendões e ligamentos das presas, aproveitando nutrientes já digeridos, minerais e vitaminas, sob cativeiro doméstico consomem quase exclusivamente comida caseira, sobras da mesa, pães, bolos, biscoitos e guloseimas, mantendo latente a prática do desequilíbrio dietético.

Apesar de tão próximos, afáveis e atualmente revestidos de personalidade, as necessidades nutricionais de cães e gatos diferem sobremaneira daquelas dos seres humanos.

Assim, nem todo alimento bom para você, será bom para seu animal!

Os alimentos industrializados (rações) são cientificamente formuladas e corretamente processadas, dando segurança de oferecimento, traduzidos pelo balanceamento de nutrientes, enriquecimento vitamínico e mineral, digestibilidade e absorção aumentadas, inibição do desenvolvimento de microorganismos, além de variados sabores atendendo aos paladares mais exigentes.

Da forma usual como é preparada e oferecida aos cães e gatos, a comida processada caseiramente, reveste-se de incondicional desbalanceamento, já que a combinação dos alimentos freqüentemente utilizados (arroz, carne moída, pescoço de frango para cães, além de fígado e peixe, no caso dos gatos) formulam desastrosas relações entre energia e proteínas, comprometedoras interações (estados carenciais, excessos ou desequilíbrios) entre os elementos minerais e falta de outras substâncias indispensáveis.

Tais desajustes desencadeiam patologias cujas manifestações estabelecem-se em vários sítios orgânicos, prevalecendo principalmente no sistema esquelético do envolvido, ou seja, comprometendo seu desenvolvimento e/ou enfraquecendo sua estrutura. O leite de vaca, apesar de saboroso e disponível, carrega em sua composição, níveis elevados de açúcar (lactose), cuja quantidade é pouco tolerada por cães e gatos, favorecendo episódios diarréicos.

Para se efetivar a mudança da alimentação caseira para a alimentação industrializada é importante salientar que a implementação de qualquer mudança deve seguir um curso gradual (inclusive trocas de rações de marca diferentes), favorecendo a adaptação à nova dieta, minimizando assim ao máximo o stress resultante da modificação.

Convenciona-se adicionar inicialmente 25% da nova dieta àquela convencional. Após 1 semana, tal adição deve chegar aos 50%. Na 3ª semana a nova dieta deve representar 75% do todo e finalmente ao cabo de 1 mês a totalidade do alimento oferecido se resumiria à nova opção

Nenhum comentário:

Postar um comentário