Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2011

A sexualidade do gato

A idade do aparecimento dos primeiros comportamentos sexuais nos gatos depende da época do ano, do aumento da incidência de luz solar e da raça. Normalmente acontece, em média em torno de 6 meses nas raças de pêlos curtos, especialmente Siamês, Birmanês, Europeu e mais tarde nas raças de pêlo longo, alguns Persas não atingem a maturidade sexual antes de 2 anos de idade. A maturidade sexual nos machos aparece mais tardiamente do que nas fêmeas, normalmente a partir de um ano.

Os machos não têm cio, podendo se reproduzir o ano inteiro, bastando haver fêmeas disponíveis. Já as fêmeas entram no cio algumas vezes ao ano. Abaixo das latitudes, as gatas apresentam, a partir do mês de Fevereiro e até o final de Setembro, vários ciclos de cios, que se sucedem a cada 15 ou 20 dias, enquanto elas não forem fecundadas. Elas não têm perdas sanguíneas como as cadelas, mas atraem os machos esfregando-se contra os objectos, libertando um odor atractivo e, principalmente, miando de uma forma muito particular, as gatas de pêlo curto têm tendência a ser mais barulhentas do que as gatas de pêlo longo.

Em liberdade, estes períodos frequentemente ocasionam violentos combates entre os machos pretendentes, mas será sempre a fêmea a escolher os seus parceiros e nem sempre ela escolhe o vencedor. Após algumas preliminares, o acasalamento é muito rápido: a gata deita-se, levanta a traseira, coloca a cauda de lado e mexe ligeiramente as patas traseiras. Então o gato sobe, agarra-a pelo pescoço, por vezes com força e introduz o pénis na vagina Imediatamente depois da-se a ejaculação, que a gata acompanha com um miado agudo, o pénis do macho é áspero, repleto de pequenos picos, ao retira-lo provoca dor na gata que por isso emite um miado agudo, e se o gato não se afastar rapidamente leva uma patada. De seguida o macho afasta-se e lambe os genitais, ficando a observar a fêmea enquanto esta se rebola energeticamente e lambe a zona genital.

Nas horas seguintes, vários acasalamentos podem ocorrer, sendo necessários para desencadear as ovulações. Se a gata não for fecundada durante o acasalamento, os cios voltarão após cerca de 20 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário