Seguidores

domingo, 20 de março de 2011

Como cuidar do seu filhote?



Criar um filhote exige alguns cuidados especiais. Com 45 dias de vida o filhote, de cão ou gato, já pode ser separado da mãe, e então sua alimentação deve ser feita com ração para filhotes. A quantidade a ser dada pode variar de acordo com o tamanho e peso do filhote, os fabricantes indicam a quantidade adequada na própria embalagem. Geralmente comem de 3 a 4 vezes por dia e conforme vão crescendo o número de refeições diminui, chegando a 2 vezes por dia quando adultos.

A troca de dentes começa aos 3 meses e meio e vai até os 6 meses de vida. Os banhos podem ser feitos com shampoo neutro, e não se deve usar produtos inseticidas em filhotes com menos de 6 meses. Em cães, as fêmeas entram no cio com 8 meses de idade e o período dura por volta de 15 dias, e em gatos, as fêmeas entram no cio entre 7 e 10 meses de idade, e o período dura de 4 a 7 dias. A primeira dose de vermífugo deve ser feita com 30 dias de idade, a segunda com 45, e a terceira com 60 dias.

A primeira vacina no cão (Múltipla, Giardia e Traquibronquite) é feita com 45 a 60 dias de vida, após 21 dias é feita a segunda dose (Múltipla e Giardia), e após isso se espera novamente 21 dias para que seja feita a terceira dose (Múltipla). A partir de 4 meses é feita a vacina anti-rábica. Em gatos a primeira dose é de 45 a 60 dias (Múltipla), após 21 dias é feita a segunda dose (Múltipla) e a partir de 4 meses é feita a anti-rábica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário