Seguidores

quarta-feira, 30 de março de 2011

Reprodução Felina



Idade para reprodução

O primeiro cio ocorre por volta de 7 meses de idade. As gatas devem ser acasaladas com mais de 8 meses.

As gatas podem ter até 3 partos por ano. O número de filhotes por parto, em média, é de 4 a 8 gatinhos.

Tempo de gestação

O tempo de gestação é por volta de 65 dias.

Três a quatro semanas depois do acasalamento, os sinais de gestação começam a ficar evidentes. Elas engordam, ficam mais calmas, os mamilos ficam avermelhados ou rosados.

Para maiores detalhes do período de gestação, veja Calendário de Gestação.

A Gata prenhe

A gata prenhe deve ser tratada normalmente.

Até a última semana de sua prenhez, ela pode correr e brincar como sempre. Mas a partir desse ponto, não é bom deixá-la subir e descer escadas, pular para cima e para baixo de móveis, não deve ficar molhada nem com frio.

Os exercícios devem ser moderados.

No começo da prenhez não é necessário alimentar a gata mais do que ela normalmente consome. Se ela recebe uma alimentação balanceada, os filhotes estarão saudáveis.

Durante os últimos 20 dias de prenhez, ela deverá comer tudo o que quiser, o consumo de alimento diário irá aumentar muito.

Durante os 3 primeiros dias de pós parto, a fêmea não estará muito interessada em comer, mas você deve se certificar que ela se alimente e beba água fresca o quanto quiser, para fabricação de leite.


Caixa de Maternidade

Durante a ultima semana de gestação sua gata pode parecer cansada e perambular pela casa à procura de um lugar para o nascimento dos filhotes.

Gatas tendem a procurar lugares estranhos e escondidos para dar à luz, por isso providencie uma caixa de maternidade e mostre à ela. Essa caixa será usada para o momento do parto e para manter os filhotes após o nascimento.

A caixa pode ser de papelão, desde que se faça uma entrada que tenha uma altura que permita que a mãe (7 a 13 cm) saia mas não os filhotes.

Deve ser suficientemente grande para que ela possa se esticar e espreguiçar-se, tendo lugar tanto para a cabeça quanto para a cauda. A tampa da caixa deve ser mantida, mas deve ser feita uma abertura em forma de janela com dobradiça, para que possa ser aberta e que se tenha acesso fácil pela parte de cima.

O chão deve ser forrado com bastante papel e toalha limpa.

A caixa deve ficar em lugar quieto, quente, sem correntes de ar, longe dos locais de circulação da casa.


O Trabalho de Parto

Mais ou menos 1 dia antes do trabalho de parto, o útero irá baixar consideravelmente e você poderá notar uma pequena descarga vaginal poucas horas antes do nascimento. Então você deve levá-la para a caixa que você preparou. Fale com carinho, agrade-a, mas deixe-a por si só.

Se você não se sente seguro em assistir ao trabalho de parto, peça ajuda a seu veterinário.
Tenha sempre consigo os telefones de emergência do seu veterinário e de Hospital ou Clínica Veterinária, que tenha atendimento 24h, perto de sua casa para qualquer imprevisto.

Ela pode não querer ficar na caixa, não se preocupe, deixe-a andar se ela quiser. As primeiras dores do parto a deixam desconfortável. Ela também poderá deitar e se esforçar para o nascimento ocorrer.

Entre as contrações ela poderá ficar ofegante e querer água. Deixe-a à vontade. Não insista para que ela fique na caixa, ela voltará na hora certa; se ela preferir outro lugar, deixe que ela mesma escolha. Nesse momento é muito importante que a gata se sinta bem e segura no lugar que escolheu.

Se o trabalho de parto for muito prolongado, de 18 a 24h, procure imediatamente um veterinário.

Uma ninhada média consiste de 3 a 4 filhotes, e o nascimento normal deste número é de aproximadamente 2 a 3 horas.

Normalmente ocorre uma descarga de muco, que é um lubrificante.

A primeira parte que sai é a cabeça, com as patas ao lado. O nascimento com traseiro aparecendo em primeiro lugar, não é raro, mas pode ser fatal, tanto para mãe, como para o filhote. Se você notar que ocorrerá problema chame logo seu veterinário.

Cada filhote nascerá completamente envolvido por uma membrana semitransparente. Apesar da bolsa ser bem forte, as vezes ela se rompe durante o nascimento.

Conforme o filhote emerge da vagina, primeiro aparece uma protuberância, então aparece uma bolsa esbranquiçada. Imediatamente você verá o filhote e,então, o cordão umbilical, que é anexado na placenta no pós parto.

A fêmea irá rasgar a bolsa em volta do filhote, morder o cordão umbilical e comer a placenta. Esse é um procedimento normal. Ela irá retirar o muco com a língua das narinas do filhote e lambê-lo, secando-o. Isso é importantíssimo para estimular o sistema circulatório e respiratório do bebê.

Se o filhote não começar a respirar em alguns minutos, você deverá ajudá-lo. Segure-o firme e balance-o pelas pernas traseiras, tendo cuidado e apoiando a coluna e pescoço. Também massageie suas costas até ele respirar.

Se o cordão umbilical não foi cortado bem perto, mais ou menos com 2 cm e meio de distância do corpo, é aconselhável enrolar uma linha nessa altura e cortar o excesso com uma tesoura esterilizada. Aplicando iodo no coto umbilical.

Quando a segunda dor de trabalho de parto recomeça, normalmente ela larga o primeiro filhote.

Observe cautelosamente para observar se ela não machuca o filhote. Só ajude se notar que o filhote corre perigo.

Se por qualquer motivo a mãe estiver relutante ou for incapaz de retirar as membranas e limpar o filhote, ajude-a a fazê-lo, para que o filhote não se sufoque.

Para evitar que a fêmea fique preocupada ou ressentida, sempre deixe 1 ou 2 filhotes com ela, enquanto cuida de um outro.

Se você estiver presente durante todo o trabalho de parto, fique certo de que ela expeliu todas as placentas. A placenta retida significará problemas sérios para a mãe.

Uma descarga vermelha e escura após o nascimento, normalmente significa que a placenta foi expelida. Se for vermelho brilhante, significa perigo de hemorragia. E uma descarga de qualquer outra cor, particularmente esverdeada, pode significar que uma das placentas está retida e uma infecção se instalou. Chame seu veterinário imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário