Seguidores

terça-feira, 15 de março de 2011

O Cão-Guia


O cão-guia é um animal muito especial, possuindo temperamento dócil e sendo dotado de extrema paciência e determinação. Ama profundamente o detentor e por essa razão sente prazer no seu trabalho e funciona como olhos do deficiente visual.
Ele não cansa jamais, sendo treinado para acompanhar o deficiente visual 24hs por dia. Por esse motivo, os treinadores fazem cursos específicos, com aulas práticas e teóricas, adaptando experiência de países como Estados Unidos, Inglaterra e Argentina às condições de vida dos deficientes visuais do Brasil.
Nem todas as pessoas com problemas de visão se adaptam a um cão-guia, por isso, as
necessidades dos candidatos são cuidadosamente analisadas e um cão conveniente é selecionado, pois a adaptação entre o deficiente visual e o cão é fundamental.
Ao deficiente visual que não se adapta ao uso de bengalas, o cão-guia apresenta muitas vantagens: obstáculos acima da cintura são fáceis de serem percebidos pelo cão; atravessar ruas movimentadas é mais fácil e seguro pois o cão percebe o movimento do tráfego.
Além disso, existe o aspecto psicológico positivo que resulta da união deficiente visual / cão-guia, pois o cachorro é estímulo, amor, carinho, inspira confiança e vontade de viver ao portador de deficiência, integrando-o à sociedade.

Filosofia da ACGCAcreditamos numa sociedade digna, justa, solidária e responsável onde o que importa em um indivíduo não é que ele parece ser mas sim o que realmente é. Superamos obstáculos através da cultura, dignidade e respeito entre homem e meio ambiente.

Acreditamos Que:
• Pessoas deficientes ou não, possuem necessidades humanas básicas.
• A sociedade valoriza os membros que possuem vidas independentes e uma deficiência não deve ser obstáculo para uma vida independente.
• Os deficientes devem ser integrados a sociedade.
• Soluções aos desafios da deficiência começam com o indivíduo mas é ressaltada pelo suporte da família e amigos, assim como sociedade em geral.
• O cão-guia comprovadamente trás ao deficiente visual, auditivo ou de locomoção, vários benefícios como independência e lealdade, sendo um elo entre o deficiente visual e a sociedade.
• Cães-guia são susceptíveis a obstáculos de altura e de largura, aumentando a mobilidade de pessoas com deficiência visual.
• Cães de ajuda, assistência e trabalho devem ser criados com muito amor e respeito.
São tomados todos os cuidados necessários como alimentação balanceada, acompanhamento médico veterinário, socialização e treinamento. Tudo isso resultará em um guia eficiente e equilibrado trabalhará feliz e motivado.
• O resultado de nossos serviços dependerá da qualidade de nossos profissionais e animais. O programa está diretamente vinculado à habilitação, dedicação, personalidade e caráter da equipe envolvida.
• Parceiros e voluntários são elementos essenciais para o sucesso da implantação do trabalho de cães-guia especialmente aqui no Brasil.
• Um dos objetivos primordiais é promover a educação e divulgação no que diz respeito a cães guias. Promovemos e ministramos cursos, palestras e convenções. Lutar por legislações adequadas a deficientes e cães-guia é uma de nossas responsabilidades.
• Para nós são fundamentais os lares adotivos para filhotes e guias aposentados. Por isso sempre devem ser expandidos com todo suporte técnico necessário. A divulgação e a ampliação desse trabalho é uma de nossas metas.
• É de nossa responsabilidade promover a educação e a divulgação ao público sobre posse responsável e o porquê de se utilizar animais castrados para o trabalho de ajuda a deficientes.
• Trabalhamos com habilitação, avaliação e reciclagem de profissionais e de cães, sempre preservando e promovendo o bem estar humano e animal.

Um comentário: