Seguidores

sábado, 12 de março de 2011

O que é displasia ?
Provavelmente você já ouviu falar de uma doença chamada displasia coxo-femural, não é mesmo?
A displasia, como é mais conhecida é, grosso modo, uma imperfeição no encaixe entre a cabeça do fêmur e a bacia. Este encaixe “mal-feito” cria atrito na articulação do bichinho e com o passar do tempo, ou com um movimento brusco, pode causar inflamações, luxações e danos permanentes. Existe também a displasia de cotovelo, mas esta é menos comum do que a displasia coxo-femural, que afeta as patas traseiras de nossos peludos.
A displasia é diagnosticada através de um exame de raio X, normalmente feito depois que o cão tem mais de um ano de idade, e pode ser classificada em vários “graus”. Um cachorro com displasia pode ou não apresentar sintomas, principalmente se ele ainda for jovem e bem exercitado.
Quando o peludo tem sintomas, ele pode mancar levemente e demonstrar pouco desconforto, ou pode até ficar praticamente incapacitado de andar e sentir muita dor.
Não há cura para a displasia, mas a dor e o desconforto podem ser tratados com remédios, fisioterapia, acupuntura, ou cirurgia.
Nós não vamos tratar aqui da discussão clínica desta doença, pois a pessoa indicada para tirar todas as suas dúvidas a este respeito é o seu veterinário de confiança. Mas vamos falar de alguns aspectos que a displasia pode afetar o comportamento do seu peludo

Nenhum comentário:

Postar um comentário